Cerimônia, realizada no Paço Municipal, marca conquista da posse definitiva de lotes pelas famílias, que receberam documento em mãos sem custo. “Documento oficial de propriedade dos imóveis traz segurança às famílias, que podem dormir mais tranquilas”, diz prefeito
O prefeito Rogério Cruz entregou, nesta sexta-feira (16/06), escrituras de casas a 700 famílias de mais de 30 bairros localizados nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste, Noroeste e Sudoeste da capital. A conquista da posse definitiva dos lotes não tem custo para as famílias, que receberam o documento em mãos durante cerimônia realizada no Paço Municipal.
Cruz explicou, durante a entrega, que a política pública de regularização fundiária é um compromisso de sua gestão. “O documento oficial de propriedade dos imóveis traz segurança às famílias, que podem dormir mais tranquilas”, assegurou o prefeito, ao frisar parceria com o Legislativo goianiense e Governo de Goiás. “Temos resultados a apresentar e, aos poucos, estamos realizando esse sonho de milhares de famílias. Isso significa mais qualidade de vida para quem vive em nossa capital”, defendeu o prefeito.
Segundo o secretário extraordinário de Regularização Fundiária, Carlin Café, a parceria com o governo estadual ocorre por meio de termo de cooperação com a Agência Goiana de Habitação (Agehab), que deve resultar na regularização de 16 mil imóveis na capital. A parceria permite a troca de documentos de forma ágil, além de reduzir a burocracia entre os dois entes federativos.
O projeto piloto abrange área do Estado dentro do município de Goiânia, na região do Parque Anhanguera, e beneficiará mais de mil famílias. “Dentro de aproximadamente 60 dias, vamos por fim a uma espera de cerca de 40 anos”, assinalou o secretário extraordinário de Regularização Fundiária, Carlin Café.
“É uma satisfação entregar a escritura definitiva de forma gratuita para essas famílias. O trabalho de regularização fundiária já é uma marca da gestão Rogério Cruz, e em pouco mais de dois anos, alcançamos 7,7 mil entregas”, apontou Carlin Café.
Famílias beneficiadas
O eletricista Adeval Inácio, de 63 anos, é morador do Jardim Goiás. Ele espera a escritura do seu imóvel há 40 anos. “Vocês imaginam a minha alegria em receber o documento da minha casa. Depois de todos esses anos, vou poder dormir tranquilo. Agradeço muito à prefeitura”, disse.
A dona de casa Sandra Lima da Silva, de 36 anos, moradora do Residencial Mundo Novo, disse que o documento é uma segurança para ela e seus quatro filhos. “Graças a Deus, agora sei que ninguém me tira da minha casa. Estou muito feliz por isso, ainda mais sabendo que não tenho que pagar nada pela escritura, porque eu não teria condições”, afirmou.
Presente na solenidade, a primeira-dama Thelma Cruz ressaltou a satisfação em participar de um “evento que concretiza o sonho de tantas pessoas”. “Isso está sendo possível porque temos um prefeito que sonha junto com seu povo”, destacou.
Participaram do evento, dentre outras autoridades, os vereadores Anselmo Pereira, Denício Trindade, Sargento Novandir, Cabo Sena, Henrique Alves, Edgar Duarte, Pedro Azulão Jr, Dr. Gian, Leandro Sena, Geverson Abel, Edivaldo Carlos e Juarez Lopes; o diretor financeiro da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Adailton Ferreira Trindade; os secretários municipais Jovair Arantes (Governo), Cida Garcez (Direitos Humanos), Rodrigo Caldas (Educação), Everton Schmaltz (EPE), Marcos Egídio (PGM), Wellington Paranhos (GCM), Paulo da Farmácia (Sedec), Hudson Rodrigues (AR); e os ex-vereadores Divino Rodrigues e Bruno Diniz.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia