O prefeito Rogério Cruz participou, na manhã da última quarta-feira (26/04), da cerimônia alusiva aos 35 anos da Guarda Civil Metropolitana (GCM), e se comprometeu a continuar investindo na instituição, para fortalecer as ações de segurança da população goianiense.
Em seu discurso, o prefeito relacionou os investimentos na GCM, a exemplo da aquisição de novas viaturas e armamento, instituição do plano de carreira dos agentes, reforma de bases operacionais, com a criação da base da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), e, ainda, ampliação das prerrogativas que a GCM assumiu, como a atuação na fiscalização do trânsito, amparada na legislação federal.
“Nesta cerimônia, celebro com todos vocês as conquistas que, por meio do trabalho da nossa gestão, a GCM alcançou ao longo dos 35 anos de criação. Agradeço o empenho e dedicação dos agentes da GCM, pelo trabalho que executam diariamente na cidade para garantir a segurança da população goianiense”, pontuou Rogério Cruz, reconhecendo que a valorização da instituição é fruto do diálogo com o presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo, e com o Sindigoiânia.
Para o prefeito, “a segurança da capital vai bem, incluindo a região metropolitana”. “Quando as demais cidades também seguem esse rumo, esse caminho, como o trilhado pela Prefeitura de Goiânia. Faremos o que for preciso, no sentido de reforçar cada vez mais a segurança dos goianienses”.
Agente de carreira da GCM, Romário Policarpo fez elogios ao prefeito, em agradecimento ao fortalecimento da instituição na gestão Rogério Cruz. “Quero fazer um elogio especial ao prefeito Rogério Cruz. O senhor tem sido muito importante na vida desta instituição, com valorização não só na forma de trabalhar, mas valorização, também, do ser humano. Quando o senhor ordena que fosse executada a aposentadoria especial dos agentes da GCM, o senhor traz dignidade aos servidores”, pontuou o presidente da Câmara de Goiânia.
Sem esconder sua emoção, Policarpo afirmou que Rogério Cruz entrega à GCM, na sua gestão, a tabela com os maiores salários de agentes entre as capitais. “E ainda acredito que o senhor fará muito mais, porque a nossa instituição merece”.
Segundo Policarpo, a GCM ganhou respeito e reconhecimento pelas ações em prol da segurança da população, tal qual corporações como a Polícia Militar e a Polícia Federal. “Hoje somos valorizados. Esse dia chegou, e temos orgulho de dizer que somos guardas civis metropolitanos e temos o reconhecimento da população. Vejo o quanto a GCM evoluiu ao longo dos anos”, afirmou.
“Hoje, participo de um momento tão importante da nossa instituição, com a entrega de novos equipamentos, que até acreditávamos que a GCM não chegaria ao atual estágio em que se encontra. É um orgulho para mim e a todos os integrantes da instituição”, disse Policarpo.
“Hoje participando de um momento tão importante da nossa instituição, com a entrega de equipamentos, que até acreditávamos que a GCM não chegaria ao atual estágio em que se encontra. É um orgulho para mim e a todos os integrantes da instituição”, disse.
Comandante da GCM, Wellington Paranhos disse reconhecer os investimentos da gestão Rogério Cruz, “que fortalecem a instituição”. “Quando o prefeito assumiu o mandato, sequer tínhamos fardamento novo, e o prefeito se comprometeu a repassar, sempre no mês de março de cada ano, quase R$ 1,5 milhão, dentro do chamado Auxílio Fardamento”, contou. “Nossa instituição cresceu, nos últimos anos, na gestão Rogério Cruz, e ainda temos muito a crescer, e isso vai acontecer pelas mãos do prefeito”.
Parceria
Convidada para participar das comemorações, a superintendente da Polícia Federal em Goiás, Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente, destacou a importância da GCM no reforça da segurança na capital. “Hoje é dia de celebração pelos avanços e pela unidade de propósito entre diferentes forças, em nível municipal, estadual e federal. Reafirmo o compromisso da Polícia Federal em trabalhar junto com a Guarda Civil Metropolitana, em prol da sociedade e da segurança pública”, pontuou.
Ao parabenizar a GCM, pelo 35º de sua criação, o secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum, afirmou que “investir em segurança pública é o que dá estabilidade da governabilidade a todos os governantes, e não seria diferente da capital. Por isso, parabenizo o prefeito Rogério Cruz por investir e valorizar a GCM”, declarou.
“Se a região metropolitana vai bem, em termos de segurança pública, todo o estado vai bem, e a redução dos índices criminais se mostram mais em evidência na capital”, destacou o titular da Segurança Pública.
Fonte: Secom – Prefeitura de Goiânia