Ronaldo de Brito: político dinâmico, competente, de visão e honestidade
Com uma ampla trajetória de serviços prestados ao desenvolvimento de Goiânia, do Estado de Goiás e do Brasil, notadamente na área habitacional, o ex-vereador Ronaldo Coutinho Seixo de Brito é um político dinâmico, competente, de visão e que coloca a honestidade acima de tudo. Esse, aliás, é um legado que herdou do seu pai, o Dr. Hélio de Brito (médico), que está entre os melhores prefeitos de Goiânia; assim como do mano, Helinho de Brito, que foi vereador por várias legislaturas, e deputado estadual.
Tanto no Legislativo goianiense como nos importantes cargos que exerceu, em todos os níveis, inclusive federal, Ronaldo de Brito marcou sua atuação com dinamismo, competência e honestidade. E, assim como seu pai, Dr. Hélio, e seu irmão, Helinho, Ronaldo sempre esteve presente em ações políticas voltadas para o progresso e desenvolvimento de Goiânia, de Goiás e do Brasil. Além do Código Tributário, Dr. Hélio, enquanto prefeito da Capital, procurou dotar a cidade de condições administrativas e técnicas, sem depender do governo estadual a que se opunha.
Ronaldo de Brito foi Chefe de Gabinete da Secretaria do Governo, 1973; Diretor da Caixa Econômica do Estado de Goiás: Administrativo/Habitacional, 1974 a 1979; Presidente da ABECIP 5ª Região Goiás/Espírito Santo/Minas Gerais e Distrito Federal; Presidente da COHAB, 1979/1982; Superintendente do INOCOOP GO/DF, do Banco Nacional de Habitação – BNH, 1983/1987; Vereador em Goiânia, 1989; Delegado do Ministério das Comunicações Goiás/Tocantins, 1993/1997; Diretor Administrativo e Financeiro na AGDR – Agência Goiana de Desenvolvimento Regional, 2002/2006 e Presidente, 2006/2010; Diretor Administrativo e Financeiro na JUCEG – Junta Comercial do Estado de Goiás, 2011/2016.
Durante sua gestão como Diretor Habitacional da CAIXEGO financiou mais de 12.000 mil habitações. Na COHAB implantou dezenas de conjuntos com milhares de moradias em todo Estado, em Goiânia como exemplo a primeira etapa do Vera Cruz, Riviera e Parque Ateneu.
Sempre entendeu que moradia é de grande importância, pois garante ao cidadão estabilidade social, familiar e emocional. Na qualidade de presidente da AGDR, construiu mais de 1.500.000 (1 milhão e 500 mil) metros quadrados de asfalto, especialmente na região do nordeste goiano e do Entorno de Brasília. Sempre trabalhou com competência e honestidade, o que a sociedade espera de um gestor. “Graças a Deus, estamos dispostos a seguir trabalhando pela Goiânia que temos e a Goiânia que queremos”, enfatiza o experiente político, que sempre se empenhou pelo desenvolvimento da Capital.
João Nascimento, jornalista