Brasil

RS e SC, ficam embaixo d’água após temporais

Eldorado do Sul registra transtornos por causa da enchente – Foto: Eduardo Paganella/RBS TV

Ao menos três pessoas morreram em Santa Catarina e outras três no Rio Grande do Sul, por conta dos impactos provocados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Nesta segunda-feira (20), foi confirmado que um tornado atingiu o Sul catarinense. São milhares de desabrigados, dezenas de pontes e rodovias destruídas e pontos de alagamentos em ambos estados.

Além da região Sul do país, os eventos climáticos causaram transtornos em outras áreas do país. Um homem morreu após ser atingido por um raio no Rio de Janeiro e os temporais provocaram duas mortes em Minas Gerais.

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul deixaram a cidade de São Jerônimo, a cerca de 70 quilômetros da capital Porto Alegre, embaixo d’água nesta segunda-feira (20).

Cidade de São Jerônimo (RS) ficou debaixo d’água após transbordamento do rio JacuíCrédito: Maiquel Moura/Defesa Civil

A cidade fica às margens do rio Jacuí, que transbordou. Imagens aéreas feitas pela Defesa Civil mostram casas e carros encobertos pela água.

Santa Catarina também sofre as consequências da chuva. São 71 municípios em situação de emergência, com 11 deles em estado de calamidade pública. Três pessoas morreram por conta das chuvas no estado, sendo duas em Taió e uma em Palmitos, além de um homem desaparecido em Praia Grande. Quase 6.000 pessoas estão desabrigadas no estado. 

A tendência, tanto para o Rio Grande do Sul quanto para Santa Catarina, é de que a chuva dê trégua, amenizando um pouco a situação nos estados do Sul.

Santa Catarina

  • 71 cidades decretaram emergência por causa dos estragos das chuvas;
  • Mais de 5,8 mil pessoas estão desabrigadas;
  • Vale do Itajaí, Oeste e Serra catarinense foram as regiões mais prejudicadas desde quinta-feira (16);
  • A Defesa Civil confirmou nesta segunda que o estado registrou o quinto tornado neste mês. O fenômeno ocorreu no sábado (18), na região do Sul e provocou estragos em Balneario Gaivota e Sombrio.

Rio Grande do Sul

  • 158 cidades registram danos causados pela chuva;
  • 13.264 pessoas desalojadas e 3.737 desabrigadas desde o fim de semana;
  • São Sebastião do Caí e Eldorado do Sul sofreram com a alta dos rios. Em Porto Alegre, o Rio Guaíba atingiu nível máximo e superou a marca histórica (desde enchente histórica de 1941) pela segunda vez em dois meses;
  • Três mortes foram confirmadas pela Defesa Civil; o número de feridos chega a 63.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo