ColunistasJoão Nascimento

Ruimar Ferreira: comemorando os 48 anos da New Star Barbearia 

Além de craque da tesoura (é considerado o príncipe dos cabeleireiros de Goiás) e da bola, Ruimar Ferreira, proprietário do Salão New Star Barbearia, na Praça Tamandaré, possui qualidades maiores. E uma delas é a sabedoria no trato com o ser humano e com a criatura de Deus de um modo geral. Considero-o não apenas um amigo nota dez, mas uma referência em nível de amizade. Aliás, uma qualidade que herdou de seu pai, Waldemar Ferreira, de saudosa memória, fundador do New Star. 

 Apesar de cuidar do cabelo das principais autoridades do Estado de Goiás, do País e até do exterior, conforme já registrado na imprensa, Rui, como é chamado por amigos, sempre reserva um horário em sua concorrida agenda para cortar o cabelo de pessoas simples como este escriba. É por isso que utilizo essa tribuna do Jornal Universo On-line, para homenagear esta criatura humana da melhor qualidade, um autêntico filho do Altíssimo, a propósito do aniversário de 48 anos da Barbearia que dirige com rara sabedoria. 

Portanto, há 48 anos no mercado, utilizando como estratégia a tradição no atendimento, mas incrementando inovações de acordo com as necessidades dos novos clientes, o New Star segue as normas do Padrão Nacional de Segurança e Higiene, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Já realizamos mais de 900 mil cortes de cabelo. Gosto de ser barbeiro, atendo meus clientes com prazer”, diz Ruimar, lembrando que nunca se preocupou apenas em ganhar dinheiro, mas construir uma relação de confiança com as pessoas que o procuram. “Recebi vários convites para montar barbearias em shoppings centers e até outras cidades, mas prefiro me concentrar neste espaço aqui, mantendo a qualidade no atendimento e o padrão do serviço que presto”, explica. 

Em nível profissional, só para se ter uma ideia do gabarito de Ruimar Ferreira, basta lembrar aqui que já atendeu o Maradona, na época da Copa América em 1986; o Galvão Bueno e o saudoso Chacrinha, o velho guerreiro. De acordo com ele, o público masculino está cada vez mais vaidoso e preocupado com a aparência, o que garantiu a expansão do negócio. “Começamos com três funcionários e, hoje, aos 48 anos do New Star, contamos com uma grande equipe de profissionais gabaritados, que atende exclusivamente homens de todas as idades”, ressalta. 

Nas paredes da New Star Barbearia estão expostas fotos de clientes ilustres, como o ex-presidente José Sarney, quase todos os ex-governadores de Goiás – Mauro Borges, Leonino Di Ramos Caiado, Irapuan Costa Júnior, Iris Rezende, Marconi Perillo, entre outros – além de escritores famosos, aos exemplos do saudoso Bernardo Élis e Arnaldo Niskier; jornalistas renomados, como Hélio Rocha e o saudoso Armando Acioli, entre outros. O trabalho de Ruimar Ferreira foi reconhecido pela Assembleia Legislativa de Goiás, que lhe concedeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta Comenda do Poder Legislativo estadual. 

E tem muito mais: Além dos ex-governadores Iris Rezende, Maguito Vilela e Alcides Rodrigues, outros grandes empresários e líderes da categoria, ao exemplo de Bezzinho, frequentam o New Star. Alguns, como João Rodrigues, o Cocá (desportista e confidente do cantor Leonardo), Alex Câmara e Militão, se consideram da família New Star. Jogadores e técnicos de futebol são presenças constantes. O técnico Geninho, campeão pelo Goiás, veio passar uma semana em Goiânia para espairecer e descansar sua cabeça na companhia do seu querido amigo, Ruimar Ferreira. 

Além do Geninho, o gramático Evanildo Bechara (sempre acompanhado do professor Carlos André), e o saudoso ator Milton Gonçalves, quando visitam Goiânia, sempre aparecem na Barbearia. Bechara ficou feliz ao verificar que Ruimar Ferreira, com apoio do escritor Ursulino Leão, organizou uma biblioteca no salão, transformando o ambiente em espaço cultural, de leitura. Uma estante com importantes exemplares de livros e escritos, sobretudo regionais, está estrategicamente colocada ao lado dos sofás e bancos de espera. A ideia de montar a biblioteca surgiu no lançamento da terceira edição do romance Maya, de Ursulino Leão, que reuniu mais de 200 pessoas na Barbearia. 

O New Star é eminentemente um Clube do Bolinha, quer dizer, seus profissionais só cortam cabelo de homens. Mulheres podem entrar, acompanhando os parceiros, mas não podem ser atendidas pelos cabelereiros (homens e mulheres, por sinal. As mulheres do salão fazem até a barba dos políticos, empresários, advogados, promotores de justiça, juízes, técnicos de futebol etc. Ruimar entende tanto de futebol e é tão apaixonado pelo Atlético Clube Goianiense que já foi até, certamente de brincadeira, cogitado para treiná-lo). Mas Ruimar abriu exceção para a amiga Eliane Pinheiro, então candidata a deputada estadual pelo PMN. Ele aparou as ponta do cabelo sedoso de Eliane, unicamente para dar sorte à candidata. E não deu outra: ganhou a eleição. 

Ruimar faz questão de lembrar que o barbeiro é um confidente. Segundo ele, o cliente, ao sentar-se na cadeira, encontra no profissional o amigo para desabafar seus sentimentos, para pedir um conselho ou apenas para bater papo. “Aqui temos um ambiente descontraído, de amizade”, enfatiza, lembrando-se da época em que Iris Rezende foi ministro da agricultura e o chamou para cortar seu cabelo em Brasília. “Na porta do Ministério, passei por uma rigorosa revista pela Polícia Federal. Questão de segurança”, frisa, ressaltando que conseguiu fidelizar uma grande quantidade de clientes.  

Portanto, agradeço ao Rui não só pelo atendimento personalizado que dispensa a minha humilde pessoa, mas, sobretudo, pela sua amizade sincera, desde os bons tempos em que envergava a gloriosa camisa do time de futebol do New Star. E confesso que são pessoas como estas da família New Star que me motivam a seguir determinado na luta cotidiana, sempre buscando contribuir pelo bem-estar da minha família, dos meus amigos e, sobretudo, do meu próximo. 

João Nascimento, jornalista 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo