Russos podem ter abatido avião do Cazaquistão
O Embraer 190 caiu perto da cidade de Aktau, às margens do Mar Cáspio, no oeste do Cazaquistão. Foto: Issa Tazhenbayev/AFP
As primeiras evidências sugerem que um sistema antiaéreo russo pode ter derrubado um avião da Azerbaijan Airlines, segundo informou uma autoridade dos EUA. O desastre aéreo deixou 38 pessoas mortas e 29 feridos.
Os sinais apontam que o sistema russo atingiu o voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines antes de cair perto de Aktau, no Cazaquistão, disse a autoridade dos EUA nesta quinta-feira (26).
Esta é a primeira vez que os EUA oferecem uma avaliação do acidente de quarta-feira do jato de passageiros que matou pelo menos 38 das 67 pessoas a bordo.
Se os primeiros indícios forem confirmados, pode ser um caso de identidade errada, disse o oficial dos EUA, onde unidades russas mal treinadas dispararam negligentemente contra o uso de drones da Ucrânia.
Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão – Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters
Autoridades do Azerbaijão, Cazaquistão e Rússia, três países ligados ao desastre, pediram que as pessoas não especulem sobre o acidente até que as investigações sejam concluídas.
De acordo com as fontes, a aeronave, que havia decolado em Baku, no Azerbaijão, teria sido atingida por estilhaços de um míssil terra-ar quando estava no espaço aéreo da cidade de Grozny, na Rússia, onde pousaria.
Elas também afirmaram que autoridades locais não permitiram o pouso de emergência solicitado pelos pilotos do avião, modelo E190 da Embraer, em aeroportos russos e o desviaram em direção à cidade de Aktau, no Cazaquistão. A aeronave teve então sobrevoar as águas do Mar Cáspio.
De acordo com a agência de notícias azerbajani Caliber.Az, o míssil usado contra o avião teria sido um Pantsir-S.
Drone mostra o local da queda de um avião de passageiros da Azerbaijan Airlines perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, em 25 de dezembro de 2024 – Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters
A agência informou, ainda, que fontes da Rússia reconheceram que as defesas antiaéreas do país estavam tentando abater drones ucraniano nos céus da república russa da Chechênia, cuja capital é Grozny. Nas últimas semanas, drones ucranianos atacaram vários locais na Chechênia, incluindo uma instalação que abriga as forças policiais.
Especialistas periciam no dia 26 de dezembro de 2024 destroços do avião da Embraer que caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão – Foto: Ministério de Emergências do Cazaquistão/Reuters
Putin prestou condolências
O presidente russo Vladimir Putin expressou suas condolências a Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, pela perda de vidas no acidente, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
“Infelizmente, o presidente do Azerbaijão, Aliyev, foi forçado a deixar São Petersburgo (onde participava de uma cúpula). Putin já ligou para ele e expressou suas condolências em relação ao acidente do avião azeri em Aktau”, disse Peskov, do Kremlin.
“Simpatizamos profundamente com aqueles que perderam seus parentes e amigos neste acidente aéreo e desejamos uma rápida recuperação a todos que conseguiram sobreviver.”