Santos marca nos acréscimos e vence o Blooming em estreia na Sul-Americana
O Santos estreou na fase de grupos da Copa Sul-Americana com vitória por 1 a 0 sobre o Blooming, da Bolívia, nesta terça-feira (4). O Peixe fez um primeiro tempo confuso, mas contou com a expulsão do goleiro Uraezaña na segunda etapa. A equipe, então, pressionou e desempatou o jogo aos 53 minutos, com gol anotado pelo zagueiro Eduardo Bauermann.
A partida também ficou marcada pela sirene do Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, que tocava alto em todas as subidas do time boliviano ao ataque. Agora, o Santos divide a primeira colocação do Grupo E com o Newell’s Old Boys, ambos com três pontos.
CONFUSÃO TOTAL NA FORMAÇÃO
Em um primeiro tempo sem fortes emoções, o técnico Odair Hellmann implementou seu novo esquema de jogo: um 4-1-2-1-2. Com a bola, Lucas Lima era a ‘ponta do losango’, enquanto Lucas Barbosa e Marcos Leonardo ficavam à frente. Marcando, o camisa 23 e Ivonei fechavam os lados.
Após semanas de treinamentos e sem partidas oficiais, o Peixe se mostrou confuso com as variações. O jogo não fluiu, a equipe teve dificuldades para criar e deixou espaços nas laterais.
EXPULSÃO E EMOÇÃO
Lucas Barbosa acertou grande lançamento para Marcos Leonardo no início do segundo tempo. Uraezaña saiu ‘estabanado’, deixou o gol aberto e acertou Marcos Leonardo, que continuou na jogada e perdeu a chance. A princípio, o árbitro Luis Quiroz deu amarelo para o goleiro do Blooming, porém, após revisão no VAR, expulsou o jogador
PRESSÃO
Com um jogador a mais e ainda sem muita organização tática, o Peixe ensaiou uma pressão para tirar o zero a zero do placar. Ângelo e Marcos Leonardo tiveram grandes chances, mas foram parados por Gutiérrez, goleiro reserva do Blooming que protagonizou ótimas defesas.
NA RAÇA
PUBLICIDADE
Se com a bola no chão não estava funcionando, o desempate veio através do jogo aéreo. Durante os 12 minutos de acréscimos da segunda etapa, Daniel Ruiz cobrou escanteio na cabeça de Eduardo Bauermann, que testou forte para o fundo das redes e aliviou (um pouco) o sentimento dos torcedores alvinegros.
Após o gol, houve confusão entre os jogadores de Blooming e Santos.
SEQUÊNCIA
O próximo compromisso do Santos é pela Copa do Brasil, diante do Botafogo-SP, fora de casa. A partida de ida válida pela competição nacional acontece na terça-feira (11), no Estádio Santa Cruz, às 19h.
BLOOMING 0 X 1 SANTOS
Copa Sul-Americana – Fase de grupos – Primeira rodada
Data e horário: 4 de abril de 2023, terça-feira, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia
Árbitro: Luis Quiroz (Equador)
Assistentes: Dennys Guerrero (Equador) e Edison Vasquez (Equador)
VAR: Carlos Orbe (Equador)
Cartões amarelos: Felipe Jonatan, Nathan e Marcos Leonardo (Santos); Arce e Romero (Blooming)
Cartão vermelho: Uraezaña (Blooming)
Gol: Eduardo Bauermann
BLOOMING
Uraezaña; Lacerda, Valverde (Spenhay / 32′ 2T) e Romero; Arismendi, Arce (Gutiérrez / 16′ 2T), Rafinha (Menacho / 43′ 2T) e Durán; Sinisterra (Léo Fenga / 32′ 2T), Figuera e Rodríguez (Latorre / 32′ 2T). Técnico: Carlos Bustos
SANTOS
João Paulo; Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho, Dodi, Ivonei (Ângelo / 17′ 2T) e Lucas Lima (Miguelito / 50′ 2T); Lucas Barbosa (Daniel Ruiz / 35′ 2T) e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann.