São Silvestre 2022: Atletas de Uganda e Quênia vencem
As estrelas da 97ª Corrida Internacional de São Silvestre, que ocorreu na manhã deste sábado (31/12), vieram, mais uma vez, de países da África. Atletas de Quênia, Uganda, Etiópia e Tanzânia dominaram o pódio da tradicional prova que encerra o ano esportivo brasileiro. Entre as mulheres, a queniana Catherine Reline, de apenas 20 anos, liderou os 15 km da corrida de ponta a ponta e venceu a São Silvestre 2022 com o tempo de 49min39s. Entre os homens, a vitória foi de Andrew Kwemoi, que se tornou o primeiro campeão de Uganda, com o tempo de 44min43s.
Os brasileiros mais bem colocados foram Jenifer Nascimento (54min02s), no feminino, e Fábio Jesus Correia (46min13s), no masculino, ambos subindo ao pódio na quarta colocação. Fábio ainda emocionou o público que acordou cedo para assistir à prova pela Globo ao homenagear a mãe, que morreu em 2020.
– Pensando na minha mãe. Acho que ela estava dando força. Porque não é fácil. Nossa vida é um pouco sofrida. Trabalhei com Uber, sou coletor. Nossa vida é muito puxada. Chegar aqui e fazer uma coisa que muitos às vezes duvidavam… Sem palavras. Só agradecer a Deus, à minha família – disse o atleta de 24 anos, muito emocionado.
Em sua terceira participação na São Silvestre, Fábio Jesus Correia conseguiu a quarta posição na corrida. Embora tivesse a meta de estar no pódio, ele se surpreendeu por ter sido o atleta brasileiro mais bem colocado. E conseguiu o feito mesmo com uma rotina que concilia os treinos com o trabalho de coletor de lixo nas ruas de São Paulo.
Morador do bairro de Itaquera, na zona leste da capital, ele percorre os 35km quase que diariamente nas ruas de Guaianases. E apesar do cansaço, ele diz que há pontos positivos no trabalho de recolher o lixo gerado pelos moradores da metrópole.
Pódio feminino
- Catherine Reline Amanang Ole (Quênia) – 49min39s
- Wude Ayalew Yimer (Etiópia) – 50min01s
- Kebebush Yisma Ewoldemariam (Etiópia) – 52min57s
- Jenifer Nascimento (Brasil) – 54min02s
Pódio masculino
- Andrew Rotich Kwemoi (Uganda) – 44min43s
- Joseph Tiophil Panga (Tanzânia) – 45min17s
- Maxwell Kortek Rotich (Uganda) – 45min42s
- Fabio Jesus Correia (Brasil) – 46min13s
Homenagens, alegria e fantasia
Além dos atletas de elite, milhares de amadores tomaram conta da Avenida Paulista, somando cerca de 32 mil corredores. A principal prova de rua da América Latina reúne atletas de todos os estados e dezenas de nações para correr os 15 km de avenidas e ruas paulistanas.
A alegria, já tradicional na prova, foi outra grande campeã. Houve com diversas homenagens ao Rei Pelé, que morreu dois dias antes, a Erasmo Carlos, que nos deixou em novembro, e até mesmo à Rainha Elizabeth, com direito a uma corredora, Ana Animal, fantasiada da monarca britânica morta em março deste ano.