Política

Sessão especial proposta por Bruno Peixoto comemora o Dia do Exército Brasileiro na segunda-feira, 18

Líder do Governo, o deputado Bruno Peixoto (União Brasil) vai realizar nesta segunda-feira, 18 de abril, uma sessão especial no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro, celebrado todos os anos no dia 19 deste mesmo mês. A data é marcada pelas primeiras lutas dos povos do Brasil, ocorridas em 1648 e 1649, contra a dominação holandesa estabelecida no Nordeste brasileiro.

Conhecida como “Insurreição Pernambucana” para libertação do Nordeste, a Batalha dos Guararapes se caracterizou por reunir combatentes luso-brasileiros contra os holandeses. Naquele momento, a união de negros, índios e brancos foi decisiva para a expulsão da colônia da Companhia Neerlandesa das Indias Ocidentais, como era conhecida a capitania de Pernambuco durante o domínio holandês.

Durante aqueles tempos longínquos, os combatentes brasileiros travavam uma guerra desigual, pois não tinham armas suficientes para enfrentar o poderoso exército holandês. Dessa maneira, criaram uma estratégia diferenciada, na qual tinham por objetivo, aproveitar o conhecimento do terreno da região para fazer emboscadas contra o inimigo e, assim, superar as deficiências de armamentos e de contingente. A esperança era que os enfrentamentos pudessem acontecer no corpo a corpo, anulando o poderio bélico holandês.

Com esse plano colocado em ação, mais de 2.500 holandeses perderam a vida contra cerca de 50 portugueses. Exatamente pelo sucesso da batalha, foi possível a retomada do território pernambucano e de outras partes do nordeste. A partir de 1994, a data ficou conhecida como o Dia do Exército Brasileiro.

No livro “A Invenção do Exército Brasileiro”, o autor Celso Castro avalia a importância da Batalha dos Guararapes como sendo aquela que fez surgir a imagem desta força armada e a ideia de cooperação entre pessoas de diferentes grupos, pela defesa do território contra um inimigo estrangeiro, reforçando, dessa forma, a ideia de nacionalismo brasileiro.Agência Assembleia de Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo