Superterça: Biden vence prévias em catorze estados e Trump em doze
Os eleitores americanos foram às urnas nesta terça, 5, para escolher os candidatos do Partido Republicano e do Partido Democrata que disputarão a eleição em novembro. A chamada Supertuesday ou Superterça é considerada a data mais importante do período eleitoral nos Estados Unidos: quinze estados e um território americano votam.
Segundo projeções da CNN, Donald Trump venceu as prévias do Partido Republicano nos estados de Virginia, Carolina do Norte, Oklahoma, Texas, Maine, Arkansas, Alabama, Colorado, Minnesota, Massachusetts, California e Tennessee. Sua adversária, Nikki Haley, surpreendeu ao vencer no estado de Vermont.
Já Joe Biden venceu as prévias do Partido Democrata nos estados de Iowa, Vermont, Virginia, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Maine, Texas, Arkansas, Utah, Minnesota, Colorado, Alabama e Massachusetts. Biden perdeu no território americano da Samoa Americana, onde o vencedor foi Jason Palmer.
As projeções e resultados da votação serão divulgados aos poucos, devido à diferença de fuso horário no país.
As disputas
Do lado republicano, Trump disputa com Nikki Haley, ex-embaixadora americana nas Nações Unidas. Haley já indicou que anunciará a sua desistência caso Trump vença na Superterça. O nome do candidato será oficializado na convenção nacional do partido, que ocorre de 15 a 18 de julho.
O multimilionário já tinha arrebanhado 244 delegados com suas vitórias em Iowa, New Hampshire, Nevada, Carolina do Sul, Ilhas Virgens, Wyoming, Idaho, Michigan e Missouri. Sua única rival, Haley soma apenas 43 delegados, obtidos na sua única vitória até agora, em Washington, D.C., no último domingo, somado ao cálculo proporcional por ter ficado em segundo ou terceiro lugar em outras disputas.
Trump, que foi presidente entre 2017 e 2020, foi liberado na segunda-feira, 4, pela Suprema Corte a concorrer nas primárias de seu partido, anulando a retirada de seu nome das cédulas nas primárias no Colorado, Maine e Illinois.