Economia

Táxi sem motorista já é uma realidade na China

Baidu operará robotaxi comercial totalmente autônomo em Wuhan e Chogping

A gigante chinesa da internet Baidu garantiu licenças para oferecer um serviço de robotaxi comercial totalmente sem motorista, sem a presença de motorista humano, em Chongqing e Wuhan por meio da unidade autônoma de carona da empresa, Apollo Go.

As vitórias do Baidu em Wuhan e Chongqing ocorrem alguns meses depois que a empresa obteve uma permissão para fornecer serviços de carona sem motorista ao público em estradas abertas em Pequim. No mês passado, o Baidu começou a cobrar por esses passeios, mas a licença ainda exige um operador humano no banco do passageiro da frente do veículo.

Quando for lançado em Wuhan e Chongqing, será a primeira vez que uma empresa de veículos autônomos poderá oferecer um serviço de carona totalmente sem motorista na China, afirmou o Baidu. Enquanto isso, nos EUA, a Cruise recentemente começou a oferecer um serviço comercial sem motorista em São Francisco, e a Waymo oferece um no Arizona desde 2020.

” Está é uma tremenda mudança qualitativa”, disse Wei Dong, vice-presidente e diretor de operações de segurança do Grupo de Condução Inteligente da Baidu, em comunicado. “Acreditamos que essas licenças são um marco importante no caminho para o ponto de inflexão, quando a indústria pode finalmente lançar serviços de direção totalmente autônomos em escala”.

Em Wuhan, o serviço do Baidu funcionará das 9h às 17h e cobrirá uma área de 13 quilômetros quadrados na zona de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico da cidade, conhecida como “Auto City” da China. O serviço de Chongqing funcionará das 9h30 às 16h30. em uma área de 30 quilômetros quadrados no distrito de Yongchuan. Cada cidade terá uma frota de cinco robotaxis de quinta geração Apollo, de acordo com o Baidu.

As zonas onde o Baidu operará não são densamente povoadas e apresentam muitas estradas novas e largas que facilitam a operação de sistemas autônomos. Ambas as cidades oferecem ambientes regulatórios e tecnológicos favoráveis ​​para o Baidu lançar seu primeiro serviço comercial sem motorista. Em Chongqing, o distrito de Yongchuan tem sido uma zona piloto para condução autônoma, na qual 30 robotaxis acumularam 1 milhão de quilômetros de testes de condução.

A zona em Wuhan onde o Apollo Go operará reformulou 321 quilômetros de estradas para testar AVs desde 2021, que inclui 106 quilômetros cobertos por infraestrutura de veículo para tudo (V2X) com 5G.

Os AVs podem contar com a tecnologia V2X para coletar informações em tempo real sobre o ambiente ao redor e compartilhar essas percepções com outros veículos ou infraestrutura, essencialmente dando ao robotaxis outra forma de sensor para recorrer, além de lidar, radar e câmeras a bordo.

A infraestrutura V2X também ajuda o Baidu a monitorar os veículos remotamente e pilotar os veículos, se necessário.

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