Tema da redação do Enem 2024 é ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’
Tema da redação do Enem 2024 – Foto: Divulgação/Inep
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
A primeira prova da edição foi aplicada neste domingo (3) em mais de 10 mil locais de aplicação. Além da redação, os candidatos respondem 45 questões de linguagens e outras 45 de ciências humanas.
O ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou o tema nas redes sociais. Além da redação, os candidatos tiveram de responder 90 questões de linguagens e ciências humanas. Mais de 4,32 milhões de pessoas se inscreveram na edição deste ano. O Enem é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
A redação representa 20% do resultado do exame. Os candidatos devem se atentar às regras, como não fugir do tema ou escrever menos de sete linhas, para não zerar a nota.
Felipe Rico, assessor pedagógico da plataforma Redação Nota 1000, avalia que o tema não era tão esperado, mas considera que alunos que se prepararam bem antes do exame podem não ter sido pegos de surpresa. Segundo ele, a frase temática é abrangente e permite aos candidatos abordar diversos assuntos relacionados à herança africana, como aspectos religiosos, histórico escravocrata do país.
Mais de 4,32 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem 2024 – Foto: Eduardo Knapp/Folhapress
No próximo domingo (10), será a vez da prova de matemática e ciências da natureza.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior, e permite ao candidato pleitear vagas em universidades públicas e privadas de todo o país.
Mais de 4,3 milhões tiveram suas inscrições confirmadas para a edição, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.
Confira o tema da redação do Enem em outros anos
- Enem 2023 – “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”
- Enem 2022 – “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
- Enem 2021 – “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
- Enem 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, na versão impressa; e “O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil”, na digital.
- Enem 2019 – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
- Enem 2018 – “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
- Enem 2017 – “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
- Enem 2016 – “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
- Enem 2015 – “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”
- Enem 2014 – “Publicidade infantil em questão no Brasil”
Tema relevante e excelente escolhido pelo Inep, órgão responsável pelo Enem, afirmam professores ouvidos pelo UOL. “A herança africana no Brasil é extremamente importante para a formação do que nós chamamos de cultura brasileira em diversos aspectos, o linguístico, religioso, cultural e muitas vezes há uma dissociação dessa raiz africana”, disse Thiago Braga, professor do Colégio e Sistema pH.
Tradicionalmente, a redação do Enem pede que o candidato proponha intervenções sobre o tema proposto. “O aluno vai precisar fazer uma análise crítica da situação e propor intervenções que contribuam para a valorização da cultura afro-brasileira e o reconhecimento dessas suas influências”, afirmou Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações do SAS Plataforma de Educação.
A avaliação dos professores é que os candidatos devem passar pela discussão do racismo institucional e estrutural. “O aluno que está fazendo o Enem é fruto dessa escola que deveria abordar a valorização da cultura, história, literatura africana”, afirmou Gabrielle Cavalin, coordenadora de redação do Poliedro Curso. Ela pondera que esses estudantes também têm tido mais contato com autores africanos em bancas de vestibulares.