Cidades

Está aberta a temporada do Rio Araguaia 2023

O mês de julho é marcado pela visita de turistas. Neste ano, a expectativa é que cerca de um milhão de pessoas passem pelas cidades goianas que compõem o trajeto do Rio Araguaia, fomentando a economia local.

Um dos grandes destaques turísticos do estado de Goiás, o Rio Araguaia conta com diversas opções de lazer às margens de suas praias. Em especial, ao longo do mês de julho, quando acontece a tradicional “Temporada do Araguaia”. Com nascente em Mineiros, o rio também abrange, no território goiano, os municípios de Aragarças, Aruanã, Baliza, Britânia, São Miguel do Araguaia (distrito de Luiz Alves), Santa Rita do Araguaia, Montes Claros de Goiás e Nova Crixás (distrito de São José dos Bandeirantes).

Luiz Alves, distrito de São Miguel do Araguaia, cerca de 250 acapamentos estão prontos pra receber os turistas.

O período de temporada é marcado pela visita de milhares de turistas, banhistas e pescadores, que desfrutam das belezas naturais do Araguaia e fomentam a economia local. Para 2023, a estimativa do governo estadual é para que as cidades recebam cerca de 1 milhão de pessoas nos meses de junho e julho. Somente em Aruanã e Aragarças, municípios de maior destaque de público em função das grandes praias e programações de lazer, a perspectiva é para 500 mil e 10 mil visitantes, respectivamente.

Araunã está com diversas atrações durante a temporada de 2023.

“A gente espera muitos turistas. Tivemos, em anos anteriores, cerca de 10 mil pessoas transitando em nossas praias. Para 2023, acredito que vamos superar esse número. Estamos com programações nas diversas áreas, desde esporte, lazer e entretenimento para os nossos turistas e tenho certeza que essa temporada será algo extraordinário”, pontua o prefeito de Aragarças, Ricardo Galvão (Republicanos).

Gestor municipal de Aruanã, Hermano de Carvalho (DEM) destaca, por sua vez, a importância do Rio Araguaia e o período de concentração de turistas. “A temporada do Araguaia representa muito para a região. É o carro-chefe da nossa economia, proporcionado por meio de uma das maiores riquezas do planeta. Uma fonte de energia limpa e gratuita, que não acarreta prejuízos à natureza”, frisa. 

“Ao longo dos anos, fomos ampliando o recorde de público. No ano passado, recebemos 400 mil pessoas, somente na temporada de junho e julho. Neste ano, a expectativa é receber mais de 500 mil turistas no mesmo período”, acrescenta.

O prefeito de Aruanã também salienta que campanhas de conscientização e fiscalização, promovidas pelo Executivo goiano, contribuem para a manutenção das cerca de 70 praias existentes na costa do Rio Araguaia no município, cuja extensão é de 130 km, de acordo com Carvalho. “Nada aconteceria se não tivesse a pré-disposição do turista, que hoje já se mostra mais consciente e nos ajuda a com a questão da preservação ambiental”, enfatiza.

Nova Crixas, distrito de São José dos Bandeirantes, já tem diversos shows confirmados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo