Terminal Araguaia recebe força-tarefa para cadastro na Tarifa Social de Energia
Ação da Equatorial Goiás em parceria com a CMTC, chega em Aparecida de Goiânia. Programa dá descontos de até 65% na conta de luz
Segue nesta segunda-feira(17), no Terminal Araguaia, em Aparecida de Goiânia, a força-tarefa para o cadastramento da Tarifa Social na conta de luz. Os atendimentos serão feitos durante 12 dias, de 17 a 28 de junho, das 13h às 19h, dentro do terminal. Cerca de 400 mil famílias estão aptas a receber o benefício em Goiás, mas ainda não fizeram o cadastro. A parceria que é uma iniciativa da Equatorial Goiás e da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) começou no dia 20 de maio e já passou pelos Terminais Isidória e Bandeiras.
“Nosso objetivo é alcançar o maior número de pessoas, para que todos que estão aptos recebam esse desconto de até 65% na fatura de energia”, afirma o gerente de experiência com o cliente da Equatorial Goiás, Hugo Leandro Ferreira. Ao todo, a ação passará por 19 terminais da região metropolitana.
O cadastramento vai acontecer por ordem de chegada e é necessário apresentar documento pessoal com foto e a conta de luz. Ao longo das próximas semanas, outros 16 postos serão abertos nos terminais da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) até que os 400 mil beneficiados sejam atendidos.
A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) contempla os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.
Os descontos na fatura de energia podem chegar até 65% e têm ajudado no orçamento de muitas famílias goianas. São mais de 510 mil moradores cadastrados na Tarifa Social no estado e que aproveitam o desconto para garantir um dinheiro extra dentro de casa no final do mês. “A Equatorial Goiás entende que nosso papel no Estado vai além de garantir a distribuição de energia com qualidade e constância para as pessoas. A empresa veio a Goiás para cuidar da população, apoiar o desenvolvimento do estado e transformar essa concessão”, destaca o gerente de Relacionamento com o Cliente, André Abrão. O gerente ainda ressalta que a ação da TSEE nos terminais é fruto de uma busca ativa da concessionária em levar os benefícios disponíveis para a maior quantidade de clientes que estão aptos a recebê-los.
Confira o cronograma:
Terminal | Data | Horário |
Araguaia | 17/06 a 28/06 | 13h às 19h |
Goianira | 01/07 a 12/07 | 13h às 19h |
Novo Mundo | 15/07 a 26/07 | 13h às 19h |
Paulo Garcia | 29/08 a 02/08 | 13h às 19h |
Senador Canedo | 05/08 a 16/08 | 13h às 19h |
Parque Oeste | 19/08 a 30/08 | 13h às 19h |
Cruzeiro | 02/09 a 13/09 | 13h às 19h |
Goiânia Viva | 16/09 a 27/09 | 13h às 19h |
Garavelo | 30/09 a 11/10 | 13h às 19h |
Maranata | 14/10 a 25/10 | 13h às 19h |
Vila Brasília | 28/10 a 08/11 | 13h às 19h |
Veiga Jardim | 11/11 a 22/11 | 13h às 19h |
Recanto do Bosque | 25/11 a 06/12 | 13h às 19h |
Hailé Pinheiro | 09/12 a 20/12 | 13h às 19h |
Trindade | 23/12 a 03/01 | 13h às 19h |
Vera Cruz | 06/01 a 17/01 | 13h às 19h |
Padre Pelágio | 20/01 a 31/01 | 13h às 19h |
Outros pontos
Além dos terminais, também é possível realizar o cadastro nas Agências de Atendimento Presencial da Equatorial Goiás e nos Centros de Referência em Assistência Social, os CRAS. Mesmo com um crescimento de 15% no ano passado na base de clientes que estão recebendo o benefício, muitas pessoas ainda não se cadastraram e, por isso, a distribuidora intensifica as ações para aumentar o número de cadastrados.
A inclusão de famílias na TSEE dá a oportunidade de direcionar recursos do orçamento familiar destinados ao pagamento da conta de energia para outras necessidades, como alimentação e saúde. Este incremento injetou R$ 133 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023.
Para verificar se já está incluído na Tarifa Social, basta conferir se na parte superior da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda. É importante notar que a conta não vem zerada, pois na fatura estão incluídos não apenas o consumo de energia, mas também o pagamento de impostos, iluminação pública e outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.
Quem pode se inscrever
A Tarifa Social de Energia Elétrica beneficia os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.
Onde se cadastrar
– Agências de Atendimento Presencial
– Postos Credenciados de Atendimento Presencial
– Central de Atendimento 0800 062 0196 – ligação gratuita para todo o Estado, 24h por dia.
A família precisa estar com o cadastro único atualizado no Cras e apresentar número da Unidade Consumidora em que reside; documento de identificação oficial com foto; e número de Identificação Social – NIS ou BPC.
Descontos
A Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Veja os descontos por consumo:
– Para consumo até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%;
– De 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor;
– De 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%;
– Acima de 220 kWh/mês o custo da energia é o mesmo dos clientes que não recebem o benefício.
As famílias indígenas e quilombolas têm descontos maiores
– As famílias inscritas no CadÚnico têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês;
– De 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês;
– De 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.
– Acima de 220 kWh/mês o custo é similar ao dos clientes sem o benefício.
Fique atento!
Vale ressaltar que, para permanecer ativo no programa, é necessário manter o cadastro atualizado. As famílias devem ficar atentas às atualizações periódicas, a cada dois anos, pois as informações do CadÚnico são a base para aprovação e acompanhamento dos beneficiados. Portanto, quaisquer alterações podem impactar diretamente o status dos cadastrados.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial
O governo convoca o cadastrado para atualizar os seus dados de três maneiras: após dois anos sem atualização; por meio de aplicativos governamentais, SMS ou pelo extrato bancário; e, voluntariamente pelo titular, caso ocorra alguma alteração em seu status.