Tornado matou 6 e 750 ficaram feridos, mais de 90% do município foi devastado, no Paraná

Tornado devastou Rio Bonito do Iguaçu (PR) – Foto: Ari Dias/AEN
Tornardo causou destruição e mortes na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, Centro-Sul do Paraná, na tarde dessa sexta-feira (7/11). Deixou seis pessoas mortas e mais de 750 ficaram feridas. Os números ainda são preliminares, visto que há uma grande quantidade de escombros espalhados pela região, de acordo com a Defesa Civil,
Os ventos chegaram a 250 km/h e o fenômeno, registrado nesta sexta-feira (7), atingiu o grau EF3 na escala de intensidade, que vai até cinco, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).
Inicialmente, o Simepar classificou o tornado dentro da categoria F2 da escala Fujita, o que equivale a ventos entre 180 km/h e 250 km/h, mas, pela destruição, foram verificados indícios de ventos superiores a 250 km/h, o que sobe a classificação do fenômeno para F3.
O fenômeno chegou acompanhado de chuva intensa, granizo e ventos fortes, pegando parte da população de surpresa.
O atendimento das vítimas tem sido feito em duas unidades hospitalares, uma unidade básica de saúde (UBS) e uma faculdade de Laranjeiras do Sul. Os pacientes que precisam de transferências são encaminhados ao Hospital Universitário de Cascavel e ao Hospital Regional de Guarapuava.
Mais de mil moradores ficaram desalojados e abrigos emergenciais começaram a ser montados com o apoio de cidades próximas. A aplkicação do Enem 2025, marcada para este domingo (9), foi suspensa no município.
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, disse que a cidade terá que ser reconstruída após a passagem do tornado. Segundo a Defesa Civil, mais de 90% do município, que tem 14 mil habitantes, foi devastado.
Quem são as vítimas fatais
Cinco mortes foram registradas em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, município vizinho. As seis vítimas já foram identificadas pelo governo do Paraná. São elas:
- José Neri Geremias, de 53 anos, de Guarapuava;
- Julia Kwapis, de 14 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
- Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
- Claudino Paulino Risse, 57 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
- Adriane Maria de Moura, 47 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;
- José Gieteski, de 83 anos, de Rio Bonito do Iguaçu.
Do total de vítimas, cinco são de Rio Bonito do Iguaçu e uma de Guarapuava, na área rural. Em Rio Bonito do Iguaçu, os mortos são três homens com idades de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, de 14 e 47 anos. A vítima de Guarapuava é um homem de 53 anos.
Buscas encerradas
Bombeiros e equipes de resgates atuaram durante todo o dia na cidade. Segundo a corporação, não há desaparecidos e as buscas na área urbana foram encerradas.

Como Rio Bonito do Iguaçu ficou após o tornado – Foto: RPC

