Trump anuncia taxa de 100% sobre produtos chineses e inicia novo capítulo na guerra comercial

Foto: Reprodução/bbc
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (10), que vai decretar uma sobretaxa de 100% sobre os produtos vindos da China a partir de 1º de novembro. A medida foi anunciada em uma publicação no X (ex-Twitter), em que o republicano subiu o tom da guerra comercial.
Os EUA também devem impor controles de exportação sobre softwares críticos a partir da mesma data, segundo o mandatário. Mais cedo, Trump acusou os chineses de controlar a exportação de elementos ligados às terras raras. Na postagem, ele disse que a nova tarifa poderá ser adotada antes mesmo do prazo previsto, a depender dos próximos movimentos da China.
“Acaba de ser divulgado que a China adotou uma posição extraordinariamente agressiva no comércio ao enviar uma carta extremamente hostil ao mundo, afirmando que, a partir de 1º de novembro de 2025, imporia controles de exportação em larga escala sobre praticamente todos os produtos que produz, e alguns que nem são fabricados por eles”, disse Trump.

Segundo o americano, a decisão chinesa deve afetar todos os países e representa uma “vergonha moral no trato com outras nações”, acrescentou. No mesmo dia, em publicação na Truth Social, Trump afirmou não ver motivos para se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping.
com informaçoes: terra