Trump pede que iranianos continuem protestando e diz que “ajuda está a caminho”

Manifestantes queimam um fotografia do Guia Supremo do Irão, Ali Khamenei, durante um protesto contra o regime, em Londres – Foto: Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (13) aos iranianos para continuarem protestando e afirmou que a “ajuda está a caminho”, mas não deu detalhes.
“Patriotas iranianos, CONTINUEM PROTESTANDO — OCUPEM SUAS INSTITUIÇÕES!!!… A AJUDA ESTÁ A CAMINHO”, escreveu Trump em uma publicação na Truth Social.
Sem fornecer detalhes, que a ajuda está a caminho, uma indicação de que poderá ter posto de parte a pressão diplomática e optado por uma acção militar contra o regime de Teerã.
O presidente americano acrescentou que cancelou todas as reuniões com autoridades iranianas até que o “assassinato sem sentido” de manifestantes acabe.
Uma organização de direitos humanos sediada nos EUA, afirmou nesta terça-feira que o número de manifestantes mortos chegou a 1.850 com pelo menos 16.784 pessoas presas.
Um funcionário iraniano disse para a agência de notícias Reuters que cerca de duas mil pessoas foram mortas nos protestos, sendo a primeira vez que as autoridades reconheceram o elevado número de vítimas resultante da intensa repressão.
O funcionário iraniano, em declarações à Reuters, disse que pessoas que ele chamou de terroristas foram responsáveis pelas mortes tanto de manifestantes quanto de membros das forças de segurança. Ele, que pediu para não ser identificado, não forneceu detalhes sobre quem foi morto.


