Tudo sobre o submarino que desapareceu no Oceano Atlantico
Os cinco passageiros que estão no submarino desaparecido no Oceano Atlântico nesta segunda-feira (19/6) tem capacidade de 96 horas de oxigênio a bordo, segundo o jornal britânico “Daily Star”. A embarcação levava os turistas para o local onde estão os destroços do Titanic, naufragado em 1912.
A Guarda Costeira dos EUA afirmou nesta terça-feira que o submarino turístico que sumiu tem ar respirável apenas até as 6h de quinta-feira (22).
🚢 Qual o objetivo da expedição? Ver os destroços do Titanic, que afundou em 1912, no Oceano Atlântico.
🧭 Onde estão os destroços do Titanic? A cerca 3,8 mil metros de profundidade, a 650 km da costa do Canadá.
💵 Quem organiza o passeio e quanto custa? A expedição é organizada pela empresa de turismo marítimo OceanGate Expeditions, que cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro.
🗓️ Quando o submarino desapareceu? A expedição começou na sexta-feira (16), partido de Newsfoundland, no Canadá. A descida propriamente dita teve início no domingo (18). A expectativa inicial era que demorasse cerca de duas horas para chegar aos destroços do Titanic, mas o módulo perdeu comunicação após 1 hora e 45 minutos de viagem.
🔎 Quem está a bordo? Há um piloto e quatro passageiros a bordo. Os nomes confirmados são:
- o diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino;
- o empresário paquistanês Shahzada Dawood;
- Suleman Dawood, que é filho de Shahzada;
- o bilionário e explorador britânico Hamish Harding;
- e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic.
🎮 Como é submarino? Chamado Titan, ele:
- tem 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura;
- pesa mais de 10 toneladas e é e feito de fibra de carbono e titânio;
- é guiado por um joystick que se parece muito com um controle de videogame;
- move-se a uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h) e é impulsionado por quatro propulsores;
- pode levar até cinco pessoas;
- e não é autônomo, como um submarino de grande porte, razão pela qual precisou ser carregado na superfície do mar por 643 km até a região da descida.
As operações de busca
Nas segunda-feira (19), a Guarda Costeira dos EUA anunciou que estava procurando pelo submarino. Três horas depois, em uma coletiva de imprensa, a guarda repetiu que está se esforçando para localizar os viajantes e resgatá-los com segurança.
A operação está sendo feita em conjunto pelas Forças Aéreas dos Estados Unidos e do Canadá, mas, também nesta terça, a França anunciou que também ajudará na operação.
O contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA John Maugerda afirmou em entrevista à rede CNN Internacional que terão de buscar em uma profundidade ainda maior que a da área atualmente buscada pelas sondas.
Ruídos subaquáticos foram captados durante buscas pelo submarino que desapareceu durante uma expedição para o Titanic, segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos. Ainda não há informações sobre a data em que os sons foram ouvidos.
Em publicação, Hamish Harding dizia estar orgulhoso por embarcar no submarino – Foto: Facebook
As informações foram divulgadas na madrugada desta quarta-feira (21). De acordo com as autoridades, os sons subaquáticos foram captados por uma aeronave canadense na região de buscas.
A Guarda Costeira disse que veículos operados remotamente foram direcionados para a região. No entanto, as buscas ainda não trouxeram resultados positivos, mas continuam.
“Além disso, os dados da aeronave P-3 foram compartilhados com nossos especialistas da Marinha dos EUA para uma análise mais aprofundada, que será considerada em futuros planos de busca”, afirmou a Guarda Costeira.