Avião de pequeno porte cai e mata quatro pessoas em Aquidauana, no Pantanal de MS

Foto: Divulgação/Polícia Civil MS
Um avião de pequeno porte caiu na zona rural de Arquidauna, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, na noite de terça-feira (23). Segundo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, as quatro pessoas que estavam a bordo morreram no acidente.
As informações preliminares são de que a queda aconteceu na região da Fazenda Barra Mansa, uma área turística do Pantanal conhecida por receber visitantes do Brasil e do exterior. Conforme a delegada Ana Cláudia Medina, do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), as vítimas são três brasileiros e um chinês.
A aeronave era um modelo Cessna, de pequeno porte. Segundo a delegada, o avião explodiu após atingir o solo. As vítimas ainda não foram oficialmente identificadas.
As vítimas eram:
- Marcelo pereira de Barros (piloto e proprietário da aeronave);
- Kongjian Yu (arquiteto chinês);
- Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz (cineasta); e,
- Rubens Crispim Jr. (cineasta).
O acidente ocorreu no momento em que a aeronave realizaria o pouso na Fazenda Barra Mansa. O local, que é turístico, foi onde foram gravadas cenas da novela Pantanal, da TV Globo.
Equipes do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado, junto com o Corpo de Bombeiros, estão a caminho da fazenda para iniciar a retirada dos corpos. As causas da queda ainda são desconhecidas e serão investigadas inicialmente pelo Dracco.
A região onde o acidente ocorreu é de difícil acesso, o que pode dificultar os trabalhos das equipes de resgate e perícia. Como o Pantanal enfrenta períodos de seca e cheia extremos, as condições climáticas podem ser consideradas na investigação.
A Força Aérea Brasileira, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), disse que foi acionada para realizar a ação inicial de ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-BAN no município de Aquidauana (MS). As causas do acidente estão sendo investigadas pelo CENIPA.

Kongjian Yu estava entre os passageiros do avião que caiu no Pantanal – Foto: Divulgação/Turen Scape
O arquiteto chinês Kongjian Yu fundou o escritório de arquitetura paisagística Turen Scape em 1998. Ele era doutor em design pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Desde 1997, era professor de arquitetura paisagística e planejamento urbano e regional.
Também fundou e dirigia a Escola de Pós-Graduação em Arquitetura Paisagística e a Faculdade de Arquitetura e Paisagismo da Universidade de Pequim.
Por mais de 25 anos, ele passou sua carreira acadêmica lutando contra a deterioração das ecologias urbanas e do meio ambiente.

O diretor de fotografia Rubens Crispim Jr – Foto: Reprodução/Instagram
Diretor de fotografia e diretor de cinema, Rubens Crispim Jr. fundou da produtora Poseídos há 20 anos, especializada em filmes de arte. Natural de São Paulo, Rubens era formado em Artes Plásticas pela (ECA-USP) e também se apresentava como fotógrafo.
Ele participou de importantes festivais como o Short Film Corner no Festival de Cannes, exibindo seu curta-metragem O que escolhemos… em 2009. Em 2006, ganhou o reality show Projeto 48 do canal TNT e fez o curta Os 400 Golpes, visualizado em toda a América Latina.

Luiz Ferraz era um dos sócios da Olé Produções – Foto: Divulgação/Olé Produções
Diretor e produtor de cinema, Luiz Ferraz era sócio da Olé Produções, produtora especializada em documentários e séries de não ficção.
Seus documentários mais recentes foram a direção da série indicada para o Emmy Internacional Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, disponível no streaming MAX/HBO, e a direção da série To Win or To Win para MBC/Shahid, maior grupo de mídia árabe, sobre o Al Nassr FC.

O piloto era conhecido na região como “Marcelo Pantaneiro” – Foto: Reprodução
Piloto, Marcelo Pereira de Barros aparece registrado como proprietário na matrícula da aeronave que caiu. Na região, ele era conhecido como Marcelo Pantaneiro, segundo divulgado pelo jornal local Folha de Campo Grande.
2ª queda de avião no Pantanal em menos de 1 mês
Esta é a segunda queda de avião no Pantanal, neste mês. No dia 16 de setembro, o médico ortopedista e pecuarista, Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, morreu após cair com a aeronave que pilotava, em uma fazenda na região de Corumbá, também no Pantanal.
A aeronave havia decolado de Araçatuba (SP) e tinha como destino uma fazenda da família da vítima em Figueirópolis do Oeste (MT). O trajeto, que deveria durar aproximadamente duas horas, foi interrompido próximo do destino.