Ucrânia perde cerca de 40 drones por dia, diz governo
As forças de defesa e segurança da Ucrânia perdem em média cerca de 40 a 45 drones de reconhecimento por dia, de acordo com um alto funcionário.
Yurii Shchyhol, chefe do Serviço Especial de Comunicações do Estado, disse nesta terça-feira (29), na televisão ucraniana, que o número inclui “os mais básicos Mavic, Matrice e grandes drones profissionais de produção ucraniana e estrangeira”.
“Esta guerra mudou a abordagem ao uso de drones”, disse Shchyhol. “Eles são usados para reconhecimento de curto alcance, bem como para controle de fogo, e drones de ataque são usados para destruir mão de obra e equipamentos inimigos”.
“Por isso, estamos fazendo o possível para fornecer o maior número possível de drones. Compramos quase tudo que está disponível no mercado”, afirmou.
“Até a data, foram contratados mais de 22 mil drones de ataque e cerca de 15 mil já foram entregues às Forças Armadas da Ucrânia”, acrescentou.
Além dos contratos públicos, várias outras entidades na Ucrânia angariam dinheiro para comprar centenas de drones, muitos dos quais são fornecidos aos militares.
Muitos drones navais foram fotografados desde o início da guerra na Ucrânia, incluindo um que supostamente apareceu na costa da Crimeia.
Além dos drones que operam na superfície da água, a Ucrânia revelou recentemente um protótipo de drone submarino não tripulado chamado Toloka TLK-150.