UNIFAN E HEMOCENTRO FAZEM PARCERIA E CONVOCAM VOLUNTÁRIOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE

Vem aí a 20ª edição do Movimento Científico e Cultural de Aparecida de Goiânia (Mocca). Promovido pelo Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan), o evento acontece entre os dias 10 e 12 de abril, com atendimentos gratuitos nas áreas da saúde, estética, jurídica e educação. Ainda serão ofertadas palestras sobre empreendedorismo, serviços em contabilidade, meio ambiente e cultura. A expectativa é que mais de 15 mil pessoas sejam contempladas pelos serviços e atividades ofertadas.
A edição de 2025 promove uma campanha de doação de sangue. No dia 10, os voluntários poderão comparecer das 08 às 16 horas na Unifan, localizada na Rua Campo Grande, área 26, Jardim das Esmeraldas. Essa é uma parceria entre a instituição e o Hemocentro de Goiás, que disponibilizará uma unidade de coleta móvel para a captação de doadores.

JHONATHAN ROCHA, COORDENADOR DA BIOMEDICINA, CONVIDA POPULAÇÃO A DOAR E DIVULGAR A CAMPANHA
Jhonathan Rocha, coordenador do curso de Biomedicina e professor das turmas de Biomedicina e Medicina, destaca a importância da campanha de doação de sangue e convoca a comunidade universitária e a população a participar da ação. “Estamos muito esperançosos de que as pessoas se sensibilizem e abracem essa causa tão importante. Doar sangue é doar vida, doar esperança, e sabemos o quanto o Hemocentro enfrenta dificuldades em manter seu estoque com uma quantidade mínima ideal de bolsas”, destaca.
Sempre imbuído em buscar todas as formas de ajudar nas campanhas do Hemocentro, Jhonatham ressalta a importância de juntar forças para tornar essa edição do Mocca inesquecível. “Convoco todos para que não deixem de doar, e aqueles que não podem por algum motivo, ajudem a divulgar nas redes sociais e convidem seus amigos e familliares”, completou.
Assim como nos anos anteriores, o Mocca terá diversas atividades, como o Casamento Comunitário, que contará com mais de 50 casais inscritos, e o atendimento médico com 11 especialidades, incluindo cardiologia, oftalmologia, reumatologia, pediatria, ginecologia e odontologia.
Doação de sangue
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal e pessoas com mais de 60 anos só podem doar sangue se já tiverem doado antes), pesar no mínimo 50 kg e apresentar bom estado de saúde. É preciso apresentar documento oficial com foto e não estar de jejum.

Fonte: Giselle Vargas