Valdecy Borges: exemplo de cidadão que ama música e poesia

Dono de uma segunda voz afinada, o jornalista e advogado Valdecy Borges é um exemplo de cidadão que ama verdadeiramente a música, notadamente a sertaneja raiz. Ele é autor de algumas composições maravilhosas que contam em versos e prosas a história não apenas da música sertaneja raiz, mas, também, as belezas do Estado de Goiás e do Brasil de modo geral. É um produtor cultural nato!
Considero um grande privilégio fazer parte do seu significativo círculo de amigos. Apesar de ser formado em Jornalismo e Direito, pela UFG, Valdecy Borges se destacou profissionalmente como bacharel em Direito. Ingressou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), tornando-se um dos procuradores mais atuantes daquela Casa de Leis, onde se aposentou recentemente. Mas, agora, aposentado, se utiliza do seu aprendizado de comunicador social, redigindo poemas da melhor qualidade.
Aliás, Valdecy Borges já acumula mais de uma centena de poemas, inclusive alguns de cordéis, que estão devidamente arquivados para a publicação de livro, o que deverá acontecer nesse próximo ano. Criou a Caravana Pé de Cedro, que foi em ônibus até a cidade de Coxim, onde, com apoio da prefeitura municipal, cumpriu extensa e dinâmica programação, culminando com um show praticamente à sombra do famoso Pé de Cedro, com todos cantando a famosa canção do poeta Zacarias Mourão, gravada por Tibagi e Miltinho e pelas principais duplas sertanejas do Brasil.
Homem de fé, Valdecy Borges vem vencendo uma luta contra um câncer de maneira exemplar, ou seja, está sempre com um sorriso no rosto; e mais: palavras de gratidão a Deus e aos amigos é uma máxima desse poeta, jornalista e advogado. Mas faz questão de agradecer de modo especial à sua esposa, Sandra Lúcia, a qual chama de “Minha Eterna Princesa”, que está sempre ao seu lado.
Foi comerciante de calçados à Rua José Hermano, na Campininha das Flores, e foi alvo de homenagem da Alego como morador e guardião daquele bairro histórico, Campinas, considerado o berço cultural de Goiânia. Valdecy mantém um espaço cultural em Senador Canedo, que leva o nome de Gerson Coutinho da Silva, o grande Goiá, compositor e locutor de rádio brasileiro, que deixou um legado imortal na música sertaneja.

Valdecy Borges, que é filho de Arnaldo Fernandes e de dona Jacy Borges, fundadores do distrito de Jacilândia no município de Itapirapuã, tem uma passagem marcante também pela política. Candidatou-se a vereador por Goiânia, em 82, alcançando uma votação de mais de 3.300 votos, que lhe garantiu a quinta suplência, por isso acabou assumindo vaga de vereador por algumas vezes naquela legislatura. Chegou a ser conhecido como o Homem do Caminhão, haja vista que realizou centenas de mudanças de graça, além de outros serviços prestados com o seu belo caminhão à época. Nasceu em Bonfinópolis-GO em 1948, morou em Itauçu, mudou-se para Jussara em 1955. Atualmente reside em Goiânia.


Valdecy Borges é, sem dúvida nenhuma, gente da melhor qualidade! Que Deus continue abençoando esse cidadão exemplar ricamente!

