Verstappen lidera 3º treino do GP da Inglaterra
Atual campeão da F1 respondeu as Ferraris e passeou na última sessão livre do fim de semana; Pérez, em segundo, garantiu dobradinha da RBR. Leclerc ficou em terceiro, a meio segundo do holandês
Cadê as atualizações? Mesmo com as melhorias nos carros, Ferrari e Mercedes estiveram longe de responder ao passeio da RBR com Max Verstappen no terceiro treino livre do GP da Inglaterra, neste sábado. O holandês anotou 1m27s901, melhor tempo do fim de semana, para liderar a sessão e fazer a dobradinha com o colega Sergio Pérez. Charles Leclerc ficou em terceiro, a quase meio segundo.
O que parecia ser mais um passeio da Ferrari se revelou em uma mostra de força da RBR. Leclerc e Sainz dominaram as primeiras colocações na metade inicial do treino, até, na sua primeira tentativa, Verstappen assumir a liderança. E foram os pneus macios os priorizados nesta sessão, embora alguns pilotos tenham adotado momentaneamente os duros e os médios.
As posições mudaram apenas abaixo do holandês. E surgiu momentaneamente na disputa a Mercedes de Hamilton, que apareceu entre os quatro primeiros no começo da sessão e na metade final, já estava em segundo. O time garantiu, na bandeirada, dois lugares entre o top 5.
A partir daí, o heptacampeão entrou em uma queda de braço com Verstappen; o atual campeão aumentou a vantagem de 0s1 para 0s3, mas o piloto da casa respondeu e reduziu novamente a distância – com pneus macios um pouco mais gastos.
Porém, a liderança de Max não foi mais ameaçada nos minutos finais, com ele abrindo meio segundo para o resto do grid na tabela apesar das tentativas também da Ferrari – guiada por Leclerc, enquanto Sainz foi caindo. Nos últimos dez minutos, Pérez apareceu para garantir a dobradinha da RBR.
Resultado
A classificação do GP da Inglaterra será logo mais, às 11h (Horário de Brasília).
Ainda falando em queda de braço…
Hamilton e Russell tiveram um desempenho parelho nesta última sessão livre. O heptacampeão ficou na frente do jovem colega por boa parte do treino, até que as posições se inverteram no final. Ainda assim, a diferença entre eles foi quase microscópica: não passou de 0s070.
O problema dos saltos (bouncing) atingiu a dupla de forma diferente; Hamilton sofreu com os quiques do carro, sobretudo na traseira, nos trechos mais ondulados da pista. Já Russell chegou a relatar pelo rádio que não estava sofrendo com o contratempo.
Pra cima e pra baixo
Os saltos potencializados pelas características do asfalto em Silverstone também afetaram os carros da Ferrari e Haas.
Fonte: ge