Política

Vice assume Prefeitura de BH após internação de Fuad Noman

Fuad Noman (PSD) – Foto: Reprodução / TV Globo

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) se afastou do cargo por 15 dias para tratar uma pneumonia. Ele foi internado na sexta-feira (3) com um quadro de insuficiência respiratória. O vice-prefeito, Álvaro Damião (União Brasil), assume a prefeitura a partir deste sábado (4).

“O afastamento se dará conforme atestado médico emitido pelo Dr. Enaldo Melo de Lima, para tratamento de pneumonia. Nesse período, o vice-prefeito Álvaro Damião assume interinamente o comando da Prefeitura”, diz nota da prefeitura.

Exames identificaram que a pneumonia é a causa da insuficiência respiratória aguda de Fuad, que segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul da capital, com necessidade de sedação e ventilação mecânica. Esta é a quarta internação dele desde o fim de novembro de 2024.

O boletim médico divulgado na tarde deste sábado afirma que o prefeito apresentou melhora no estado de saúde durante a noite, mas que ainda não há previsão de alta da UTI.

Na última quarta-feira (1º), o prefeito tomou posse de forma virtual, seguindo recomendação médica para evitar locais com grande concentração de pessoas por conta da baixa imunidade. Ele teve dificuldade para falar durante o discurso.

No dia 18 de dezembro, Fuad não compareceu à diplomação dos políticos eleitos em 2024. Em entrevista à imprensa, o vice-prefeito, Álvaro Damião (União Brasil), informou que ele estava em casa se recuperando.

Durante a posse, o vice-prefeito eleito, Álvaro Damião, leu uma carta feita por Fuad – Foto: TV Globo/Thâmer Pimentel

Quem é Álvaro Damião

Álvaro Damião Vieira da Paz nasceu no bairro Concórdia, na Região Nordeste de Belo Horizonte, e tem 54 anos.

Filho de uma faxineira e de um policial militar, que morreu um mês antes de ele nascer, é o caçula entre oito irmãos. É formado em jornalismo e atua há cerca de 30 anos na área, com programas na TV Alterosa e na Rádio Itatiaia. Também é o fundador de uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades gratuitas para crianças, jovens e idosos.

Foi candidato a vereador pela primeira vez em 2012, pelo PSB, mas ficou como suplente. Em 2016, foi eleito com 10.869 votos e, em 2020, reeleito, com 12.742 votos, pelo DEM. Ele também se candidatou a deputado federal nas eleições de 2018 e 2022 e ficou como suplente em ambas.

fonte: g1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo