Vilmar Rocha: político pra ninguém botar defeito
Em março de 2018, ainda no exercício da presidência do Clube dos Repórteres Políticos de Goiás, escrevi um artigo para o Diário da Manhã, sob o título: “Vilmar Rocha: o melhor candidato de Goiás ao Senado da República. Muita água passou por debaixo da ponte nesse período, e, hoje, aos 73 anos de idade, completados neste 14 de fevereiro, “Rochinha”, como é chamado carinhosamente pelo seu grande amigo Valterli Guedes, segue firme como um dos melhores políticos do Brasil.
Além de advogado e professor universitário, Vilmar da Silva Rocha foi destaque na Assembleia Legislativa de Goiás no exercício de dois mandatos e fez escola na Câmara Federal, exercendo com rara sabedoria quatro mandatos de deputado federal, contribuindo efetivamente para alguns dos melhores anos do nosso amado Brasil.
Nas eleições majoritárias de 2014, saiu candidato a senador pela primeira vez e obteve mais de um milhão de votos, numa campanha rica de ideias. A propósito, à época foi eleito pelo Clube dos Repórteres Políticos de Goiás (CRPG) o Político do Ano, inclusive recebendo elogios rasgados do governador Marconi Perillo (PSDB), que já conquistou esse título do CRPG por algumas vezes.
É bem verdade que Marconi Perillo foi senador e exerceu uma das vice-presidências do Senado da República com a sabedoria política que Deus lhe agraciou, mas ainda assim tenho convicção de que Vilmar Rocha, apenas pelo que realizou na Câmara dos Deputados, tem todas as condições para conquistar não apenas o título de melhor senador de Goiás de todos os tempos, mas, sim, do Brasil.
Integrou as principais comissões permanentes, na Câmara dos Deputados, ao exemplo da Comissão de Constituição, Justiça e Redação; comissões especiais, como a ALCA – Área de Livre Comércio das Américas; bem como presidiu fundações partidárias para estudos e formação política.
Apresentou cerca de 500 projetos de lei, na Câmara Federal, a maioria proposições transformada em Norma Jurídica com vistas a melhorar a legislação brasileira, sobretudo para permitir melhor qualidade de vida para a população do país. Destaca-se, também, como tribuno, tendo assumido, por diversas vezes, a Tribuna da Câmara, para defender os interesses do Brasil, de modo especial causas populares. É defensor de reformas, como Tributária, Política e da Previdência, que sempre considerou imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável do nosso país.
O certo é que a vida pública de Vilmar Rocha, desde a época em que presidiu a Fundação Estadual de Esportes, em 1983; passando pelas Secretárias de Estado da Casa Civil e Secima (Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos), é marcada pela competência administrativa, bem como política. Vilmar Rocha ajudou a fundar o Tempo Novo. Estas são apenas algumas das razões que me levam a defender o seu nome para Senador da República.
E, assim como Ronaldo Caiado esperou com perseverança e sabedoria a sua vez de conquistar o governo de Goiás, Vilmar Rocha está aguardando sua real oportunidade de chegar ao Senado da República, pelo voto popular. No momento, como principal figura do PSD de Goiás, visita alguns estados em busca de apoio para a pré-candidatura de Caiado à Presidência da República. No dia do seu aniversário mesmo, estava no Rio de Janeiro. Esse garoto, de 73 anos de idade, é, sim, um político pra ninguém botar defeito!
João Nascimento, jornalista