Vini Jr foi eleito o melhor jogador do mundo
Vinicius Junior recebe o prêmio do presidente da Fifa, Gianni Infantino — Foto: Mohamed Farag – FIFA/FIFA via Getty Images
Vinicius Junior foi eleito o melhor do mundo pela Fifa nesta terça-feira, em cerimônia realizada em Doha, no Catar. O segundo colocado foi Rodri, do Manchester City, vencedor da Bola de Ouro de outubro. A terceira colocação ficou com Bellingham, colega de Real Madrid de Vini.
O brasileiro foi o mais votado pelos torcedores e pelos capitães das seleções. Rodri foi o preferido dos treinadores e dos jornalistas. Messi, capitão da Argentina, por exemplo, votou em Yamal (1º), Mbappé (2º) e Vini (3º).
De acordo com o regulamento do The Best, o jogador mais votado em cada categoria de eleitores (técnicos, capitães, jornalistas e torcedores) leva 13 pontos. O segundo mais votado recebe 11 pontos. O terceiro, nove. O quarto, oito. E assim vai até o 10º colocado de cada categoria, que fica com um ponto.
Vinicius ficou em primeiro lugar em duas categorias (capitães e torcedores) e terminou na segunda posição em outras duas (técnicos e jornalistas). Assim, ficou com 48 pontos no total (13 + 13 + 11 + 11).
Rodri foi o mais votado entre técnicos e jornalistas e ficou em segundo lugar entre os capitães. Porém, foi apenas o sexto mais votado entre os torcedores. Dessa forma, acabou com 43 pontos (13 + 13 + 11 + 6).
Veja os 11 primeiros colocados:
- Vini Jr (Brasil, Real Madrid)
- Rodri (Inglaterra, Manchester City)
- Jude Bellingham (Inglaterra, Real Madrid)
- Dani Carvajal (Espanha, Real Madrid)
- Lamine Yamal (Espanha, Barcelona)
- Lionel Messi (Argentina, Inter Miami)
- Toni Kroos (Alemanha, Real Madrid/aposentado)
- Erling Haaland (Noruega, Manchester City)
- Kylian Mbappé (França, PSG/Real Madrid)
- Florian Wirtz (Alemanha, Bayer Leverkusen)
- Federico Valverde (Uruguai, Real Madrid)
Após vencer o prêmio Fifa The Best, nesta terça-feira (17), em Doha, no Catar, Vini Jr fez um forte desabafo nas suas redes sociais. O brasileiro falou sobre as dificuldades no início de carreira e destacou a volta por cima até se tornar o melhor jogador do mundo.
‘Chegou a minha hora’, escreveu Vini Jr
“Hoje escrevo para aquele menino que viu tantos ídolos levantarem esse troféu…. chegou a sua hora. Ou melhor, chegou a minha hora. A hora de dizer… sim, eu sou o melhor jogador do mundo e lutei muito por isso”, escreveu.