Wender Coimbra: enaltecendo o futebol de cegos e outras modalidades na Acelgo
Vice-presidente, secretário geral e diretor de futebol da Associação de Cegos para Esporte e Lazer de Goiás (Acelgo), Wender Coimbra não esconde de ninguém a sua paixão pelo futebol e por rádio. Campeão brasileiro com a equipe da Acelgo, pela Série B, em 2022, ele treina forte a sua equipe para seguir fazendo bonito no futebol, dessa vez a meta é brilhar, também, na Série A. Com relação ao rádio, acompanha desde garoto as grandes equipes do futebol das emissoras de todo o Brasil, hoje prioriza as de Goiás.
Wender Coimbra é apaixonado também pelo Vila Nova. Inclusive, o seu genro, Dudu, deixou o Tigrão para jogar no futebol japonês, onde faz bonito. Aliás, ele faz questão de agradecer ao Dudu por ter lhe dado uma netinha. Revela que sua paixão pelo futebol de cegos, desde 1989, quando ainda criança, começou sua carreira em 2010, em Campo Grande (MS), 2018 passou por Brasília e, agora, está desenvolvendo um projeto paradesportivo na Acelgo. “A gente está fazendo o máximo, esticando a corda para fazer o máximo do grupo junto, porque futebol é coletivo”, ressalta.
Deixa evidente que é um amante do rádio e que acompanha as emissoras de rádio desde as ondas curtas, mas, hoje, com a Internet, reconhece que as transmissões, notadamente as esportivas facilitaram bastante. Inclusive, goza de amizades sólidas entre os cronistas esportivos. Mas se orgulha muito é do projeto desenvolvido pela Acelgo, não apenas com o futebol, mas com outras modalidades, ao exemplo do golbol, esporte especial para cego; e o judô paraolímpico. E a entidade trabalha não somente com atletas de rendimentos, mas, também, pro-social.
A Acelgo vai disputar o Regional Centro Norte de Futebol de Cegos, de 13 a 18 de maio, em Brasília; e de 8 a 13 de setembro, a equipe de Wender Coimbra estará representando Goiás no Brasileiro da Série B, em São Paulo. A Acelgo iniciou suas atividades no futebol em 2020; e, em 2021, já ganhou o Regional e, em seguida, sagrou-se campeã brasileira da Série B, em 2022. Apesar das importantes conquistas e do belo projeto que desenvolve, a Acelgo ainda não conseguiu apoio oficial do governo estadual para disputar o Brasileiro, tanto que cada jogador vai pagar a sua passagem para ir a Brasília e São Paulo, para disputar essas duas competições onde representará o Estado de Goiás.
Com toda certeza, estamos na torcida pela Acelgo!!! E você?