Zico, exemplo de futebolista, em palestra
A manhã desta quinta-feira, 9, foi simplesmente inesquecível para mim! Juntamente com meus netos – Said e João Rafael – fui assistir a palestra do senhor Arthur Antunes Coimbra, o grande Zico, o maior artilheiro do glorioso Flamengo, no Sesc do Faiçalville. Com a tranquilidade e sabedoria que Deus lhe deu, o eternizado craque de futebol, que fez história também na Seleção Brasileira e em outros países, ao exemplo da Turquia e do Japão, falou sobre: “Experiência no mundo esportivo e na gestão esportiva”.
Zico foi recebido pelas mais de duas mil pessoas que lotaram as dependências do ginásio do Sesc com um calor humano incrível: “Hei, hei, hei, o Zico é o nosso rei!”. E, ao som do lindo hino do Flamengo, foi aplaudido de pé por vários minutos. Depois de agradecer a calorosa recepção, Zico passou a palestrar com ilustrações da melhor qualidade, onde pontificaram alguns dos gols mais bonitos da sua carreira, especialmente os de falta, fazendo vibrar a seleta plateia, em sua maioria de crianças e jovens.
Iniciativa feliz do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás, o evento foi inteiramente gratuito, mas acabou arrecadando centenas de quilos de alimentos não perecíveis. “O Esporte é um dos pilares do Sesc e receber o Zico, um dos maiores nomes do futebol brasileiro e mundial, é para nós uma honra e a oportunidade de trazer todo o conhecimento desse profissional para o público goiano”, ressaltou o presidente Marcelo Baiocchi. O diretor Leopoldo Veiga Jardim também destacou a figura de Zico para as novas gerações: “O Zico é uma referência e nós queremos que nossas crianças o conheçam, conheçam sua história e se inspirem, além disso que vejam como o esporte pode transformar vidas”.
E foi exatamente isso que aconteceu: centenas de crianças que admiravam o futebol de Zico aprenderam com os seus ensinamentos, demonstrados através de imagens. Flamenguistas roxos, meus netos ganharam nova inspiração para seguir buscando sucesso no futebol, esporte que tanto amam. Repórter esportivo aposentado, eu simplesmente amei as lições passadas pelo grande craque, que é praticamente uma unanimidade entre os amantes do futebol. Meu sobrinho Elianderson, craque da bola, vascaíno roxo, estava lá, porque sabe muito bem que Zico tem muito a ensinar. Inclusive, levou a filha Elizandra, que o acompanha sempre, especialmente no futebol. E o Galinho de Quintino falou da importância dos vários tipos de lideranças, aos exemplos da paterna e profissional. Enfim, enfatizou o companheirismo e criticou o individualismo.
Que Deus continue abençoando esse grande futebolista e líder Zico, tanto em suas palestras pelo Brasil afora, bem como no exterior, quanto em sua iniciativa empresarial de contribuir para a formação de novos craques!
João Nascimento, jornalista