Esporte

Copa América Feminina: Brasil vence a Colômbia nos pênaltis por 5 a 4 e conquista a Copa América

Foto: Rodrigo Buendia / AFP

O o Brasil venceu a Colômbia por 5 a 4 nos pênaltis, neste sábado (2), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (Equador). Após emocionante empate em 4 a 4, e conquistou o título continental pela nona vez. A seleção brasileira sofreu no tempo normal, esteve perto da derrota, foi salvo pela eterna Marta no último lance, virou de novo com a camisa 10 na prorrogação, viu a Colômbia alcançar o empate, mas no fim conseguiu garantir a taça.

As penalidades também tiveram a marca da emoção: Angelina e Marta perderam suas cobranças, mas Paví chutou para fora, e a goleira Lorena defendeu as batidas de Leicy Santos e Carabalí, garantindo a conquista.

A Seleção feminina, venceu a Copa América pela nona vez. Esse é o primeiro título de expressão do Brasil sob o comando do técnico Arthur Elias. No ano passado, porém, a equipe já havia demonstrado seu potencial ao ganhar a medalha de prata nos Jogos Olimpícos de Paris 2024.

A Colômbia amargou seu quarto vice na Copa América e bateu na trave pela segunda edição consecutiva, novamente perdendo o título para o Brasil e relembrando a decisão de 2022. A seleção colombiana ainda não conseguiu erguer a taça da competição.

As duas seleções, agora, voltam a campo apenas na próxima data Fifa. A próxima pausa no calendário do futebol feminino está prevista para outubro deste ano.

Marta se despede com o tetra

Marta e a seleção com o troféu da Copa América feminina – Foto: AFP

Aos 39 anos, Marta deu adeus à Copa América com o seu quarto título na competição – ganhou o primeiro em 2003, há 22 anos, e depois em 2010 e 2018. Eleita a melhor jogadora dessa edição, a camisa 10 relembrou a aflição que sentiu após perder sua cobrança na decisão por pênaltis, no chute que poderia ter garantido o título mais cedo para o Brasil, mas destacou o apoio das colegas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo