Mundo

Encontro de Trump e Putin foi ‘produtivo’, mas sem acordo pelo fim da guerra

Trump e Putin se cumprimentam em base militar em Anchorage – Foto: ANSA / Ansa – Brasil

Terminou sem acordo para um cessar-fogo na guerra da Ucrânia a reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Russia, Vladimir Putin, realizada nesta sexta-feira (15) no Alasca.

A reunião, que durou três horas, começou às 16h30 no horário de Brasília, após os dois protagonizaram um cumprimento efusivo após chegarem ao Alasca.

Em pronunciamento rápido, ambos trocaram elogios. Putin foi o primeiro a falar, agradeceu o convite de Trump e chamou a conversa de “construtiva”, mas apontou a necessidade de as preocupações da Rússia serem levadas em conta.

Putin agradeceu a Trump e disse que a escolha do local foi “lógica” devido à história compartilhada das nações. O território do Alasca já integrou o Império Russo e foi palco de cooperação na Segunda Guerra Mundial.

Putin afirmou: “Eu espero que os acordos de hoje sejam o ponto inicial. Não a solução para a questão da Ucrânia, mas algo que possa nos trazer, também, em termos pragmáticos, a relação entre EUA e Rússia”. “Eu espero que os acordos de hoje sejam o ponto inicial. Não a solução para a questão da Ucrânia, mas algo que possa nos trazer, também, em termos pragmáticos, a relação entre EUA e Rússia”.

Depois de Putin foi a vez de Trump se pronunciar. Ele afirmou que ainda não há um acordo de cessar-fogo para a guerra, mas que a reunião foi “muito produtiva” e que ele e o presidente russo concordaram “na maioria dos pontos”.

“Tivemos uma reunião muito produtiva. Temos muitos pontos nos quais concordamos. Alguns grandes ainda não chegaram lá, mas tivemos avanço. Então, não há acordo até que haja um acordo. Eu vou ligar para a OTAN em breve e vou ligar para as pessoas que considero apropriadas. Eu vou ligar para o presidente Zelensky e falar sobre a reunião de hoje”.

Putin e Trump – Foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo