CidadesSERVIÇOS

Equatorial Goiás instala novo transformador em Subestação de Águas Lindas

Equipamento vai atender cerca de 6.200 unidades consumidoras, melhorando a estabilidade da rede elétrica na cidade

A Equatorial Goiás está investindo em ações estruturais para fortalecer o fornecimento de energia elétrica em Águas Lindas. Uma das principais em andamento é a instalação de um novo transformador na subestação local. O equipamento, que deve entrar em operação até meados de setembro, vai aumentar a capacidade de atendimento e melhorar a estabilidade da rede.

Obras para ampliar a capacidade e atender mais clientes

Com potência para abastecer cerca de 6.200 casas e comércios, o novo transformador ajuda a evitar quedas de energia e garante mais segurança para os moradores. “Esse reforço nos permite atender mais clientes e manter uma reserva para os períodos de maior consumo, como o verão”, afirma o superintendente da Equatorial Goiás no Nordeste, Antônio Galvão. Já para o início de 2026, está prevista outra grande ampliação: um transformador ainda mais potente , que vai preparar a rede elétrica para o crescimento da cidade nos próximos anos.

Manobras à distância: agilidade e eficiência

As manobras telecomandadas permitem que a Equatorial Goiás opere, de forma remota, equipamentos do sistema elétrico em todo o Estado. Esse recurso possibilita a rápida identificação do trecho com defeito e o restabelecimento imediato da energia para clientes em áreas não afetadas pela ocorrência. “As manobras à distância representam um avanço estratégico para o atendimento, pois reduzem o tempo de interrupção e aumentam a confiabilidade do fornecimento”, afirma o superintendente.

O operador acompanha, em tempo real, todas as redes no Centro de Operações Integradas (COI) e recebe alertas sonoros ou visuais sobre eventuais problemas e a quantidade de clientes afetados. Quando possível, a solução é feita remotamente; caso contrário, equipes especializadas são enviadas ao local. “Essa integração entre tecnologia e equipes de campo é essencial para reduzir o impacto das ocorrências e agilizar a normalização do fornecimento”, reforça Antônio.

Ações de reconstrução da rede elétrica do estado

Com cerca de 230 mil quilômetros de extensão, o sistema elétrico goiano passa por uma modernização histórica. A Equatorial Goiás já investiu mais de R$ 4,2 bilhões na rede, modernizando subestações e entregando novas estruturas em todo o estado. Só no segundo trimestre de 2025, foram mais de 220 mil ações concluídas, ultrapassando em 65% a meta inicial.

A população pode acompanhar, em tempo real, o avanço das obras do plano de reconstrução por meio do portal Trabalhômetrohttps://trabalhometro-equatorialgo.com.br/

Fonte: Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo