CidadesECOLOGIATrindade

No Dia Mundial do Cerrado, BRK e Secretaria Municipal de Assistência Social de Trindade distribuem ecobags sustentáveis a famílias em vulnerabilidade

Ação conjunta reforça a substituição de sacolas plásticas por alternativas sustentáveis e marca a data dedicada ao bioma Cerrado. As bolsas foram produzidas por costureiras do município que participaram de projeto de geração de renda e promoção de sustentabilidade desenvolvido pela empresa e pela Rede Asta

Na ultima quinta-feira, 11 de setembro, quando se celebra o Dia Mundial do Cerrado, a BRK, empresa subdelegada pela Saneago para operação dos serviços de esgotamento sanitário em Trindade, realizou a doação de 4 mil ecobags à Secretaria Municipal de Assistência Social.

As sacolas sustentáveis foram confeccionadas por 18 costureiras do município dentro do projeto “Mulheres Mais Renda”, desenvolvido pela BRK em parceria com a Rede Asta. A primeira entrega foi destinada a 60 famílias em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Marcelo Barbosa.

A iniciativa busca incentivar a substituição do uso das sacolas plásticas pelas ecobags de tecido, contribuindo para a preservação ambiental e, em especial, para a proteção do Cerrado – bioma considerado o berço das águas do Brasil e um dos mais ameaçados pelo desmatamento e pela poluição.

A entrega foi realizada pela gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da BRK em Goiás, Renata Danzi, à secretária municipal de Assistência Social, Rouane Azevedo. “O Cerrado é fundamental para a vida de milhões de brasileiros. Ao incentivar o uso das sacolas sustentáveis, queremos mostrar que escolhas simples do dia a dia podem reduzir impactos ambientais e colaborar para a preservação desse bioma tão importante”, destaca Renata Danzi.

BRK entrega ecobags sustentáveis do Projeto Mulheres Mais Renda em Trindade

Projeto Mulheres Mais Renda

O projeto tem como objetivo gerar renda para costureiras em situação de vulnerabilidade social em Aparecida de Goiânia e Trindade e incentivar o uso de ecobags de tecido.

Ao todo, 36 costureiras (18 em cada município) receberam insumos e remuneração para a produção de 16 mil ecobags. Cada participante recebeu um kit com tecidos cortados e o valor de R$ 1.780,00 para a confecção de 445 bolsas. O primeiro lote, com 8 mil unidades, já foi entregue às prefeituras, e o segundo deve ser concluído em cerca de um mês.
A BRK destinou R$ 327,6 mil para financiar a iniciativa, enquanto a Rede Asta prestou suporte técnico às artesãs. As ecobags são resistentes, produzidas em lona, com 35 cm de largura por 40 cm de altura.

BRK entrega ecobags sustentáveis do Projeto Mulheres Mais Renda em Trindade

Histórico
As costureiras também participaram, em 2021, do projeto “Máscara Mais Renda”, desenvolvido pela BRK e pela Rede Asta, quando produziram 60 mil máscaras de pano distribuídas para as secretarias de Educação de Aparecida de Goiânia e Trindade. O objetivo, na época, foi oferecer fonte de renda às artesãs impactadas pela pandemia e garantir a proteção de professores e alunos da rede pública.

Empreendedorismo feminino
Além de gerar renda e promover sustentabilidade, a edição atual também buscou estimular o empreendedorismo entre as participantes. As costureiras tiveram acesso ao programa de Aceleração da Escola de Negócio das Artesãs, com aulas on-line sobre gestão e criação de negócios próprios.

Temos três pilares de atuação muito importantes neste projeto. Além da geração de renda para as costureiras e da promoção da sustentabilidade, por meio da produção e distribuição de ecobags, buscamos fomentar o empreendedorismo feminino, que é reforçado pelo apoio do curso da Rede Asta”, explica Renata Danzi.

Depoimento
Maria Cilda Ribeiro, 58 anos, costureira em Aparecida de Goiânia, participou tanto do projeto atual quanto do de 2021. “Faço consertos e presto serviço para algumas lojas da Rua 44, em Goiânia. Essa verba que vai entrar por meio do Mulheres Mais Renda vai me ajudar muito. Participei da iniciativa em 2021, fazendo máscaras, e na época o trabalho também me auxiliou bastante. Quero caprichar na produção das bolsas e dar o meu melhor no projeto”, conta.

BRK e Rede Asta
A Rede Asta é uma organização social com 19 anos de atuação, certificada como empresa B, cuja missão é gerar renda para artesãs e costureiras no Brasil, oferecendo visibilidade, conhecimento e empoderamento financeiro às comunidades.

A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento do país, presente em mais de 100 cidades. Em Goiás, é subdelegada pela Saneago para a operação do esgotamento sanitário em Aparecida de Goiânia, Trindade, Rio Verde e Jataí.

Nacionalmente, a Rede Asta desenvolve projetos em parceria com organizações como BRK, Fundação Vale, Wheaton Precious Metals, Petrobras, USAID, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), Suzano, Instituto Alcoa, Ultragaz, Eletrobras, GWC Foundation, Ford Motor Company Fund, entre outros.

Fonte: GrupoDois Consultoria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo