Alcolumbre marca para 13 de dezembro sabatina de Dino e Gonet
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), marcou para o dia 13 de dezembro as sabatinas de Flávio Dino, indicado por Lula (PT) ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e de Paulo Gonet, que deverá ocupar a Procuradoria-Geral da República.
A informação foi confirmada em comunicados divulgados pelo senador, indicando que o relator da sabatina de Dino será o senador Weverton Rocha (PDT-MA), do mesmo Estado do atual ministro da Justiça, e de Gonet, o senador Jaques Wagner (PT-BA).
O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta segunda, 27, que o Senado fará um esforço concentrado, entre os dias 12 e 15 de dezembro, para votar as duas indicações ainda este ano.
Para serem aprovados na CCJ, Dino e Gonet precisarão ter a maioria dos votos dos 27 senadores da comissão. Durante as sessões, que costumam ser longas, os senadores podem fazer questionamentos sobre diferentes temas aos indicados. Se forem aprovados, seguirão para o plenário, onde precisarão do apoio da maioria dos 81 senadores. É comum que as votações no plenário aconteçam no mesmo dia em que os indicados foram aprovados na CCJ.
Com o anúncio de Lula, Dino começará uma peregrinação ao Senado para conversar individualmente com os congressistas em busca de apoio. “Irei dialogar em busca do honroso apoio dos colegas senadores e senadoras. Sou grato pelas orações e pelas manifestações de carinho e solidariedade”, escreveu o ministro na rede X, antigo Twitter.
Dino, foi eleito senador em 2022, tomou posse e se licenciou para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública.