Economia

Alfa Romeo supera Lexus e ocupa primeiro lugar em pesquisa de qualidade JD Power

O relatório de Qualidade Inicial da JD Power, divulgado na semana passada, continha uma grande surpresa. A marca de luxo de alta qualidade não era a vencedora frequente Lexus, mas a Alfa Romeo.

No ranking geral, as duas únicas marcas de automoveis não luxuosos que a superaram foram – como a Alfa, parte da Stellantis – as montadoras criadas a partir da fusão da Fiat Chrysler Automobiles e da francesa PSA em 2021.

Na verdade, todas as marcas Stellantis subiram na pesquisa, mesmo com o pior desempenho da indústria em geral, uma prova dos processos que sua nova empresa-mãe criou para aumentar o que geralmente eram pontuações baixas nesses estudos.

Para os compradores de carros, isso significa que as marcas evitadas no passado agora podem ser muito melhores dose pensava.

Classificado por “problemas por 100 veículos”, o Dodge de Stellantis ficou no topo; A Ram, sua marca de caminhões nos Estados Unidos, ficou em segundo lugar. A Alfa Romeo saltou 24 lugares no ranking para o terceiro lugar geral, com 143 problemas por 100 veículos.

Na verdade, mesmo quando as pontuações caíram para a indústria como um todo, todas as marcas da Stellantis subiram nas classificações em comparação com o ano passado.

Porém, algumas não estão perto do topo. A Chrysler melhorou da última posição em 2022 para a penúltima entre as marcas de automóveis com dados de pesquisa suficientes para uma pontuação oficial.

Mas, este ano, foi a única marca Stellantis com uma pontuação abaixo da média da indústria. No ano passado, quatro marcas do grupo, incluindo Ram e Alfa Romeo, ficaram abaixo da média.

O influente Estudo de Qualidade Inicial da JD Power, que pesquisa os proprietários nos primeiros 3 meses de utilização, não mede somente falhas nos veículos. Ele também considera como “problemas” coisas que os clientes não gostam, mesmo que estejam funcionando bem.

Uma razão para isso é que os clientes esperam mais de seus veículos hoje em dia do que apenas a ausência de falhas definitivas, disse Kristin Kolodge, vice-presidente de benchmarking automotivo da JD Power.

Em segundo lugar, às vezes pode ser difícil para um proprietário dizer se algo está quebrado ou apenas mal projetado, especialmente com recursos técnicos complicados.

Quando se trata de coisas que estão claramente quebradas, a Alfa Romeo realmente se classificou melhor na indústria em geral, não apenas entre as marcas de luxo, explica Kolodge.

As melhorias de qualidade vieram das duas empresas combinadas, com as melhores práticas de cada uma para encontrar e eliminar problemas rapidamente, destaca David McDonald, chefe de experiência do cliente da Stellantis na América do Norte.

No caso da Alfa Romeo, um dos maiores passos foi reduzir o número de diferentes versões e combinações de opções disponíveis para cada produto, disse Larry Dominique, vice-presidente sênior da Alfa Romeo na América do Norte. “Nós reduzimos de centenas de milhares de combinações de Stelvios e Giulias para menos de 2.000 de cada.”

Isso reduz muito os desafios da fábrica em garantir a qualidade de cada veículo construído.

Outros analistas medem a qualidade de forma diferente. A Consumer Reports, por exemplo, pesquisa seus próprios assinantes sobre a frequência com que seus veículos têm problemas e classifica diferentes modelos com base na média dos resultados dos últimos três anos.

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