Após pesquisa apontar que 58% dos brasileiros não fazem check-up anual oftalmológico especialista alerta que a prevenção precoce evita problemas futuros com a visão
É no final do ano, quando as férias chegam, que muitos tiram um tempo para cuidar da saúde dos olhos. Uma das áreas que merecem maior atenção, visto que diversas doenças estão associadas aos nossos olhos.
O dia a dia corrido e a rotina agitada de trabalho muitas vezes nos leva a esquecer de algo essencial, o cuidado com a saúde oftalmológica.
Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha-AbbVie mostrou que 58% dos brasileiros não têm o hábito de consultar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, índice alarmante visto que metade da população possue dificuldade para enxergar.
O levantamento mostrou ainda que 34% fazem uma consulta há cada dois anos ou mais e um terço dos entrevistados declarou que não costumam procurar um especialista regularmente.
É no final do ano, quando as férias chegam, que muitos tiram um tempo para saber se está tudo bem com a saúde ocular .
E uma das áreas que merecem bastante atenção nesse momento é a visão, pois diversas doenças estão associadas aos nossos olhos.
Segundo o Ministério da Saúde, as principais doenças oculares, responsáveis pela maior parte dos atendimentos feitos no Brasil pelos oftalmologistas, são catarata, glaucoma, conjuntivite, retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade e erros de refração como miopia e astigmatismo. Enquanto os exames oftalmológicos essenciais incluem acuidade visual, teste de refração, fundo de olho e pressão intraocular.
E o primeiro passo para o tratamento desses problemas é a busca por um especialista, mas um outro dado é ainda mais preocupante.
Segundo o oftalmologista e diretor médico do TOTUM Saúde, Irineu Melo, realizar consultas regulares é fundamental para prevenir e diagnosticar precocemente problemas oculares.
“ O ideal é que o paciente, mesmo na ausência de sintomas, procure um oftalmologista regularmente. O check-up anual não apenas previne, mas também possibilita a detecção precoce de condições que podem afetar a visão. A identificação antecipada permite intervenções mais eficazes, garantindo uma melhor qualidade de vida”, pontuou o especialista.
Além disso, o especialista ressalta que casos de pacientes com circunstâncias particulares, como aqueles que utilizam lentes de contato, pacientes submetidos à cirurgia refrativa, pessoas míopes, bem como portadores de retinopatia diabética ou degeneração macular relacionada à idade (DMRI), devem agendar consultas regulares com um oftalmologista, indo além do check-up anual.
Como forma de tornar estes exames mais acessíveis é comum que nesta época do ano, hospitais façam pacotes especiais, incluindo todos os exames que devem ser realizados.
Fonte: Suely Carvalho