Política

Após ser reeleito no Senado, Pacheco diz que ‘Polarização tóxica deve ser erradicada’

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, declarou empossados os 27 senadores novatos ou reeleitos, após prestação de juramento regimental no Plenário da Casa.

Senadores prestam o juramento de posse

O senador Otto Alencar (PSD-BA), por ser o mais idoso entre os eleitos, foi o responsável por ler, em nome de todos os senadores que tomam posse, o compromisso regimental: “Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Em seguida, os outros 26 senadores eleitos começaram a ser chamados um a um, pela ordem de criação de seus estados, para confirmar o compromisso com a frase: “Assim o prometo”.

Foto divulgação – Agência Senado

Após a posse dos posse dos novos senadores, foi realizada a eleição para presidência do Senado Federal, Pacheco venceu o candidato de oposição, Rogério Marinho (PL-RN), por 49 votos a 32.

Após ser reeleito à Presidência do Senado, Rodrigo Pacheco assumiu imediatamente os trabalhos da Mesa. Neste momento, o senador (que vai comandar o Senado no biênio 2023-2024) discursa no Plenário. No início de sua fala, ele agradeceu a confiança dos colegas e se disse honrado e desafiado com a missão de, mais uma vez, chefiar o Senado e o Congresso Nacional.  

em seu discurso de posse Pacheco pediu união e defendeu a pacificação do país.

Ele também afirmou que a população precisa saber divergir de forma civilizada e aceitar derrotas eleitorais com “sobriedade”.

“Os brasileiros precisam voltar a divergir civilizadamente, precisam reconhecer com absoluta sobriedade quando derrotados e precisam respeitar a autoridade das instituições públicas. Só há ordem se assim o fizerem. Só há patriotismo se assim o fizerem. Só há humanidade se assim o fizerem”, argumentou.

Pacheco concluiu seu discurso dizendo que a “democracia está de pé”.

“A democracia está de pé pelo trabalho de quem se dispõe ao diálogo, não ao confronto. E continuaremos de pé, defendendo e honrando nossa nação”, finalizou.

votação no Senado – Foto divulgação Agência Senado

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo