Aquário gigante explode em Berlim, e 1,5 mil peixes caem em avenida
Viveiro ficava dentro de um complexo hoteleiro de Berlim Alemanha, o vidro que sustentava um aquário cilíndrico dentro de um hotel, que reivindica o título de maior do mundo, estourou na manhã desta sexta-feira (16/12). Duas pessoas ficaram feridas; polícia local menciona “danos marinhos irreparáveis”
Com o rompimento da estrutura, cerca de 1,5 mil peixes exóticos que eram mantidos no viveiro caíram em uma avenida movimentada no centro da capital alemã.
As causas do acidente não foram apontadas. Duas pessoas ficaram feridas, de acordo com a polícia local. Os 350 hóspedes ficaram desalojados e foram encaminhados para um abrigo na cidade.
Além dos peixes, destroços e pedaços de vidro do aquário chamado AquaDom tomaram conta da avenida que fica em frente ao complexo. Por conta do acidente, a via foi interditada. Equipes de emergência de Berlim ainda avaliam os danos.
O aquário gigante abrigava um elevador panorâmico e ficava dentro de um complexo hoteleiro no bairro de Mitte, um dos mais movimentados do centro da capital alemã. Dentro do espaço, há um hotel, um museu e restaurantes.
Os 350 hóspedes do hotel, cujos quartos eram posicionados com vista para o aquário, ficaram desalojados. Eles foram encaminhados para um abrigo temporário em função da baixa temperatura registrada nesta manhã na capital alemã, de 7°C. Não há registro de desaparecidos.
Equipes especializadas também buscam por peixes e outros animais marinhos que possam ter sobrevivido, para transportá-los a outros aquários.
O Corpo de Bombeiros de Berlim afirmou que mais de 100 bombeiros foram enviados para o local — e não ficou claro o que causou o rompimento.
Eles disseram que usaram cães de resgate para verificar a área dentro do hotel em busca de potenciais feridos, mas nenhuma vítima foi encontrada.
A polícia disse que “grandes quantidades” de água estavam fluindo para as ruas próximas, e que as pessoas na área deveriam dirigir com cuidado.
Uma fonte policial disse à imprensa local que não há evidências de que a ruptura do aquário tenha sido resultado de um ataque direcionado.
A autoridade responsável pelo transporte público da capital alemã informou que a rua Karl-Liebknecht, junto ao hotel, foi fechada devido à “extrema quantidade de água na via”. O serviço de bondes na área também foi interrompido.