Esporte

Atlético-MG perde para o Tolima e encerra série invicta, mas avança em primeiro no grupo D

LIBERTADORES

Galo joga mal no Mineirão e volta a perder um jogo no estádio após quase um ano; time encerra sequência de 18 jogos de invencibilidade na Libertadores

Caiu o maior invicto

Chega ao fim a maior série invicta da história da Libertadores. Após 18 partidas (e três anos sem derrota), o Atlético-MG foi derrotado pelo Tolima na noite desta quarta-feira, no Mineirão. Os gols saíram todos no segundo tempo. Michael Rangel abriu o placar para o time colombiano, Sasha chegou a empatar para o Galo, mas, nos acréscimos, Lucumí deu números finais ao jogo: 2 a 1. Apesar da derrota, o Atlético avança às oitavas como líder do Grupo D. O Tolima também está classificado.

Melhores momentos: Atlético-MG 1 x 2 Tolima, pela Taça Libertadores 2022

Melhores momentos: Atlético-MG 1 x 2 Tolima, pela Taça Libertadores 2022

Na tabela

Com o resultado, o Atlético-MG fecha a participação na fase de grupos da Libertadores com 11 pontos. É a mesma pontuação do Tolima, que ficou em segundo, mas com vantagem brasileira no critério de saldo de gols (o Galo tem 4, contra apenas um do rival colombiano). O Independiente del Valle-EQU ficou em terceiro e vai direto para as oitavas da Copa Sul-Americana, enquanto o América-MG se despede da competição na lanterna.

No panorama geral, o Atlético tem, por enquanto, a quinta melhor campanha da competição (atrás de Palmeiras, River Plate, Flamengo e Estudiantes), podendo ainda ser ultrapassado por Corinthians ou Deportivo Cali.

Os gols de Atlético-MG 1 x 2 Tolima, pela Taça Libertadores 2022

Os gols de Atlético-MG 1 x 2 Tolima, pela Taça Libertadores 2022

Derrota no Mineirão

Além de encerrar a maior série invicta da história da Libertadores, a derrota para o Tolima também pôs fim à segunda maior sequência sem derrotas do Atlético no Mineirão. Eram 37 partidas de invencibilidade no Gigante, algo que o clube não vivia há 36 anos. A última derrota havia sido para o Fortaleza, na estreia do Brasileiro de 2021, em 30 de maio.

Julián Álvarez tem atuação histórica, e River Plate massacra o Alianza Lima

Vendido ao City, atacante marca seis gols e iguala recorde em seu provável último jogo pela Libertadores. Time de Marcelo Gallardo passa Flamengo e fica com segunda melhor campanha da fase de grupos

O Monumental de Núñez teve uma noite histórica nesta quarta-feira. O River Plate massacrou o Alianza Lima, com goleada por 8 a 1, e uma atuação de gala de Julián Álvarez. Em sua provável despedida da Libertadores, o futuro atacante do Manchester City fez seis gols, um recorde em um mesmo jogo. Elias Gómez e Simón fizeram os outros gols da equipe argentina, e Lavandeira fez o de honra dos peruanos. O time de Marcelo Gallardo agradece e fecha a fase de grupos com a segunda melhor campanha, atrás apenas do Palmeiras.

COMO FICOU O GRUPO?

O River Plate tinha a liderança assegurada e chegou aos 16 pontos, com 15 gols de saldo, a segunda melhor campanha da Libertadores. Isso quer dizer que o Millonario decidirá em casa em todos os confrontos do mata-mata, com exceção de um possível embate com o Palmeiras. O Fortaleza venceu o Colo-Colo e ficou com a outra vaga, com 10 pontos. Os chilenos vão à Sul-Americana. E o Alianza Lima amargou a lanterna.

Histórico! Fortaleza vence Colo-Colo e está nas oitavas da Libertadores

Time de Vojvoda fica em segundo no Grupo F e avança

Histórico

Na primeira participação na Copa Libertadores, o Fortaleza fez bonito e conseguiu classificação para as oitavas de final da competição. O Tricolor foi dominante e não deu chances para o Colo-Colo, que precisava vencer para avançar. E a heroica passagem de fase do Tricolor do Pici se deu quando se achava que tudo estava perdido. Com apenas três pontos somados nos três primeiros jogos, o clube cearense partiu para arrancada, vencendo os dois jogos contra o Alianza Lima, arrancando empate com o favorito River Plate. Na última partida, um ‘mata-mata’ contra o Colo-Colo, mostrou força e venceu fora de casa por 4 a 3.

Sorteio

Agora nas oitavas, o Leão vai participar do sorteio da competição, marcado para esta sexta-feira (27), em Luque, no Paraguai, às 13 horas. Serão dois potes: no 1º, os oito times que terminaram na liderança, e no 2º os segundos colocados nos grupos. Times do mesmo país podem se enfrentar.

América-MG perde para o Independiente Del Valle e fica fora da Sul-Americana

Clube mineiro dá adeus às competições internacionais nesta temporada; apesar de vitória, time equatoriano não classifica às oitavas da Libertadores

O jogo

O América-MG entrou em campo precisando vencer por dois ou mais gols de diferença para garantir uma vaga na Sul-Americana. No entanto, foi o Independiente Del Valle quem mostrou vontade de abrir o placar. O time equatoriano fez uma partida sufocante no primeiro tempo, sem chances para o Coelho levar perigo ao gol de Ramírez. Sornoza e Gaibor marcaram. Na etapa final, o América até esboçou uma reação, mas não aproveitou quando o Del Valle tirou o pé. Já o time equatoriano, ampliou com Chávez. O jogador recebeu no meio da zaga americana e mandou para o gol. Com o resultado, o América deu adeus às competições internacionais nesta temporada e não conseguiu uma vaga para a Sul-Americana. Já o Del Valle, mesmo com a vitória deu adeus à Libertadores. O time ficou com o terceiro lugar do Grupo D, com 8 pontos, e vai à Sul-Americana. Com a vitória do Tolima, por 2 a 1, em cima do Atlético-MG, o time colombiano garantiu o segundo lugar com 11 pontos e a vaga nas oitavas da Libertadores.

Melhores momentos: Independiente del Valle 3 x 0 América-MG pela Libertadores da América

Adeus às competições internacionais

Com o resultado, o América deu adeus às competições internacionais nesta temporada. O Coelho terminou a sua primeira participação na Libertadores com apenas 2 pontos e a lanterna do Grupo D. É a pior participação de times brasileiros na fase de grupos da Libertadores. Com esse resultado, o time mineiro também ficou fora de uma vaga na Sul-Americana. Agora, o foco total do Coelho é no Brasileirão e também na Copa do Brasil.

Rodriguinho e Lucas Kal; América-MG

Rodriguinho e Lucas Kal; América-MG (Foto: Mourão Panda / América)

COPA SUL-AMERICANA

Ceará avança para oitavas da Sul-Americana com 100% de aproveitamento

Lindoso e Mendoza marcam gols em vitória do Vovô na Argentina

Vovô 100%

O Ceará levou a melhor em cima do Independiente novamente e conseguiu classificação inédita para a fase de oitavas de final da Copa Sul-Americana. Lindoso abriu o placar para o Alvinegro no primeiro tempo e Mendoza marcou o segundo gol da vitória por 2 a 0. O triunfo sacramentou a passagem de fase da competição com campanha irretocável. Foram 6 jogos e 6 vitórias, melhor campanha da fase de grupos da competição continental.

Independiente x Ceará gol Rodrigo Lindoso Sul-Americana

Independiente x Ceará gol Rodrigo Lindoso Sul-Americana (Foto: ALEJANDRO PAGNI / AFP)

RECORDES QUEBRADOS

O Alvinegro não apenas estabeleceu a melhor campanha da história da competição no atual formato do torneio, com fase de grupos, como também conquistou a primeira vitória de um time nordestino em território argentino. Antes, Sport, Bahia, Fortaleza, CSA e Vitória encararam desafios em terras portenhas mas não saíram com triunfos. Marca quebrada, agora, pelo Alvinegro cearense.

CLASSIFICAÇÃO

Nas oitavas de final, o Alvinegro espera agora o seu adversário, já sabendo que decidirá todos os jogos, até uma possível semifinal, em casa por ter a melhor campanha geral. O sorteio da fase de oitavas da Sula acontece nesta sexta-feira (27), a partir das 13h. O Vovô pode enfrentar tanto um adversário estrangeiro, como um brasileiro.

NBA

Celtics batem o Heat em Miami e estão a uma vitória da final da NBA

Time da casa não segura o ritmo de Boston no segundo tempo do jogo 5 da final da Conferência Leste

Depois de um primeiro tempo de muitos erros e placar baixo, o Boston Celtics decolou no terceiro quarto, manteve o ritmo na última parcial e bateu o Miami Heat por 93 a 80, na noite desta quarta, em Miami. Com 3 a 2 na decisão da Conferência Leste, o time está a uma vitória de retornar à final da NBA. A última vez foi em 2008, com a equipe liderada por Kevin Garnett, Paul Pierce e Ray Allen. O jogo 6 acontece na sexta-feira, às 21h30, em Boston.

Uma sequência de 24 a 2 entre o fim do terceiro período e o começo do último decidiu o duelo. Jaylen Brown foi o maior pontuador do jogo, com 25, e também foi destaque na defesa. Jayson Tatum ficou próximo de um triplo-duplo com 22 pontos, 12 rebotes e 9 assistências, mas acertou apenas 7 de 20 arremessos de quadra, sendo 2 de 8 do perímetro. Al Horford contribuiu com 16 pontos, 7 rebotes e 5 assistências.

Boston tentou 23 arremessos de quadra a menos que Miami no jogo (94 a 71), mas acertou 3 a mais (33 a 30). Além do aproveitamento abaixo da crítica, o Heat pareceu sem condições físicas de reagir na reta final. Bam Adebayo fez 18 pontos e 10 rebotes, mas Jimmy Butler não passou de 13 pontos (4 de 18 de quadra). Kyle Lowry jogou 24 minutos e não fez um ponto ou uma assistência sequer. Tyler Herro foi desfalque novamente, com lesão na panturrilha.

Os times que venceram o jogo 5 após empate em 2 a 2 terminaram com vitória na série em 81,8% das vezes na história da NBA (184-41). Mesmo com os altos e baixos da série, em que Miami teve liderança de 20 ou mais pontos nos jogos 1 e 3 e Boston nos jogos 2, 4 e 5, a montanha a ser escalada pelo time da Flórida na próxima sexta-feira parece alta demais nesta altura da temporada. Butler e companhia tentarão provar o contrário.

Fonte: ge

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo