Política

Bolsonaro encerra primeira agenda oficial fora de Brasília em formatura de militares em Resende

Presidente participa da formatura de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) neste sábado. Agenda é a primeira oficial em 26 dias.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve neste sábado ( 26) na formatura de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no Rio de Janeiro. O evento é a primeira agenda oficial do presidente fora de Brasília desde a derrota.

A formatura começou por volta das 11h, quando Bolsonaro chegou acompanhado do vice-presidente, Hamilton Mourão, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

Bolsonaro participa de cerimônia na Aman — Foto: Reprodução/TV Brasil
Bolsonaro participa de cerimônia na Aman — Foto: Reprodução/TV Brasil

Desde o resultado das eleições, 30 de outubro, apoiadores golpistas acampam em frente ao local. O presidente foi ao local de helicóptero, que pousou na base da Aman, que tem acesso restrito.

Em seguida, Bolsonaro seguiu para o pátio Marechal Mascarenhas de Moraes, local de acesso restrito a convidados. Apenas alunos, militares e familiares participaram da cerimônia.

Bolsonaro fez a entrega de uma medalha e uma espada a um aluno condecorado na cerimônia, mas não fez discursos.

A formatura foi a primeira viagem e agenda oficial do presidente após a derrota nas eleições. Sua última agenda havia sido no Palácio do Planalto no dia 31 de outubro, quando esteve em uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, um dia após o segundo turno da eleição presidencial.

Bolsonaro, Mourão e Paulo Sérgio Nogueira na cerimônia do Aspirantado — Foto: Reprodução/TV Brasil

Após almoçar com autoridades convidadas, Bolsonaro deixou Resende por volta de 13h30, com destino a Brasília (DF).

Sobre o Aspirantado

O Aspirantado é a cerimônia em que os aspirantes vão receber a espada de oficial do Exército Brasileiro. A solenidade marca a conclusão de quatro anos de estudos na Aman.

A turma “Bicentenário da Independência” é composta por 362 homens e 33 mulheres, totalizando 395 cadetes. Deste número, 10 possuem nacionalidade estrangeira de países classificados como amigos do Brasil: Guiana, Vietnã, Honduras, Peru, Camarões e Panamá.

Pela primeira vez, a Aman vai formar uma cadete do sexo feminino nascida no exterior: a peruana Ghazmin Lucero.

Fonte: g1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo