Esporte

Brasil vai sediar Copa do Mundo Feminina de 2027

Maracanã iluminado de verde e amarelo – Foto: Genilson Araújo / Agência O Globo

A Copa do Mundo Feminina 2027 será no Brasil. A candidatura brasileira venceu a eleição realizada nesta sexta-feira (17), no Congresso da Fifa, em Bangcoc, na Tailândia. Assim, o torneio será realizado pela primeira vez em solo sul-americano.

O Brasil levou a melhor diante da candidatura tríplice formada por Bélgica, Alemanha e Holanda. O Brasil recebeu 119 votos, contra 78 dos europeus.

A candidatura brasileira chegou ao Congresso com leve favoritismo, já que recebeu nota melhor no relatório feito pela Fifa após inspeção nos países concorrentes.

O Maracanã será um dos estádios mais utilizados no torneio. Além dos confrontos que abrem e decidem a Copa, serão disputadas no Rio outras quatro partidas da fase de grupos, uma de oitavas de final e uma das quartas.

Outros dois estádios receberão oito partidas. O Mané Garrincha, em Brasília, terá cinco jogos da fase de grupos, um de oitavas, um das quartas e uma semifinal. No Mineirão, em Belo Horizonte, vão ser disputadas cinco partidas na primeira fase, uma nas oitavas, uma nas quartas e a disputa do terceiro lugar.

O Mundial Feminino de 2027 vai aproveitar o legado da Copa Masculina de 2014. Dez dos 12 estádios usados no evento de dez anos atrás foram escolhidos para receber as partidas da competição feminina. Ficarão fora apenas a Arena das Dunas, em Natal, e a Arena da Baixada, em Curitiba.

Dessa vez, no entanto, todos os estádios terão menos torcedores do que a capacidade total. O estádio com menor redução será o Maracanã, que cairá de 73.139 para 72.689 preentes. Apenas outros dois estádios terão capacidade acima de 40 mil torcedores: Neo Química Arena (de 47.252 para 46.156) e Mané Garrincha (de 69.910 para 44.099). Segundo o Comitê Organizador, existe possibilidade de aumento da capacidade prevista em todas as arenas dependendo da demanda por ingressos.

Esta será a terceira final de Copa do Mundo no Maracanã, após as decisões das Copas Masculinas de 1950 (Brasil 1 x 2 Uruguai) e 2014 (Alemanha 1 x 0 Argentina). O estádio será o primeiro a receber decisões de Mundiais e de Olimpíadas para homens e mulheres – foi lá que o Brasil ganhou o ouro no futebol masculino e a Alemanha no feminino nos Jogos do Rio-2016.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo