Brasileirão Série A: Nordeste terá a maior representatividade dos últimos 39 anos
Sport e Ceará subiram juntos da Série B, e agora vão formar o bloco de cinco nordestinos em ação no Brasileirão de 2025 – Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
A permanência assegurada do Vitória no Brasileirão de 2025 dá ao Nordeste o recorde de participantes na era dos pontos corridos, que começou em 2023. Na próxima temporada, serão cinco times na disputa – Fortaleza e Bahia seguem na elite, enquanto Sport e Ceará conseguiram o acesso na Série B deste ano.
Com cinco times entre os 20 na primeira divisão, o Nordeste terá a maior representatividade dos últimos 39 anos. A última vez que a região teve mais de 25% na proporção com o número de participantes aconteceu em 1986, quando os estaduais ainda serviam de porta de entrada para o Brasileirão. Nesse ano, foram 15 times nordestinos entre os 48 participantes da primeira divisão – ou 31,25% de representatividade.
Vale destacar uma curiosidade: essa não foi a maior participação nordestina no Brasileirão – nem em número de times, nem em representatividade. O blog fez um levantamento desde o Torneio dos Campeões, de 1937, hoje reconhecido pela CBF como o primeiro campeonato nacional de clubes.
Em 1979, foram nada menos que 30 times nordestinos disputando o Brasileirão
Nesse ano, a competição teve inacreditáveis 94 times, seguindo a máxima do ditado: “Onde a Arena vai mal, mais um time no Nacional”. Era época da Ditadura Militar, e a CBD convidava quem quisesse para a competição, nem sempre premiando os critérios técnicos.
Fonte: ge