Briga entre torcidas do Sport e Santa Cruz deixa feridos e destruição nas ruas, em Recife
Foto: Divulgação / Redes Sociais
Ao menos 12 pessoas foram levadas para o Hospital da Restauração, em Recife, após confronto entre torcidas neste sábado (1º). De acordo com o hospital, nove vítimas de agressão física já foram liberadas após atendimento e três seguem internadas.
As brigas generalizadas aconteceram antes do clássico entre Santa Cruz e Sport, pelo Campeonato Pernambucano, que foi mantido apesar da confusão. Diversos vídeos publicados nas redes sociais mostram cenas de extrema violência.
Em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que 14 pessoas estão detidas. Antes do jogo, cerca de 650 foram conduzidas até o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e passaram por revista, sendo acompanhadas até o local da partida.
De acordo com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, cerca de 700 policiais foram enviados para conter a guerra entre torcidas organizadas.
Em post nas redes sociais, a chefe do executivo pernambucano disse que está trabalhando com a equipe do governo “desde o primeiro momento”, e “tomando as devidas providências para punir os vândalos responsáveis pela barbárie”.
“Os verdadeiros torcedores e a população não podem e não vão ficar acuados pelos que usam o futebol para praticar violência”, afirmou Raquel Lyra.
Homem sofre violência sexual em briga de torcidas no Recife – Foto: Reprodução/Redes Sociais
As cenas de violência circulam nas redes sociais e chocaram os internautas. Nelas, é possível ver correria, bombas, depredações e agressões brutais. Em um dos vídeos, um homem é alcançado por torcedores rivais e é agredido repetidas vezes com chutes na cabeça e no corpo por pelo menos 10 pessoas.
Em seguida, ele é despido e sofre violência sexual. O caso está como um dos assuntos mais comentados do X, antigo Twitter, desde o fim desta tarde.
O prefeito de Recife, João Campos, também se pronunciou: “O que vimos hoje foram cenas criminosas no confronto entre vândalos que usam o futebol para praticar violência. É urgente a identificação e uma punição severa para esses delinquentes! Futebol não é isso”, declarou também em suas redes sociais.