Câmara Municipal de GoiâniaPolítica

Câmara discute proibição de grama sintética em áreas públicas de Goiânia

Projeto apresentado pelo vereador Denício Trindade (União Brasil) será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

Projeto protocolada na Câmara na última quinta-feira (28) pelo vereador Denício Trindade (União Brasil) proíbe a Prefeitura de Goiânia de implantar grama sintética em áreas públicas da capital. A regra vale para praças, parques, canteiros centrais e outras áreas de paisagismo urbano. 

Para ser levada a Plenário, a matéria precisa ser analisada inicialmente pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa. O projeto excetua as arenas esportivas e instalações para eventos de curta duração. “A adoção de grama artificial, embora muitas vezes utilizada por questões estéticas ou de baixo custo de manutenção, traz impactos ambientais negativos”, destaca o vereador. O objetivo da matéria é reduzir esses impactos e garantir a permeabilidade do solo. 

Este mês, a Prefeitura começou a instalar grama sintética em canteiros centrais da Avenida Castelo Branco e na região da Rua 44. O Executivo estuda expandir o uso do material para outras regiões, incluindo áreas em parques em que a grama natural não se desenvolve, como embaixo de árvores. 

Para o autor do projeto, porém, a medida traz prejuízos não só ao meio ambiente, mas também para a saúde da população. Entre os efeitos do uso do material industrializado estão a elevação da temperatura, a redução do espaço para insetos polinizadores e a geração de material não biodegradável, de difícil descarte. “Estudos indicam que a utilização excessiva de materiais sintéticos em áreas urbanas compromete a qualidade ambiental e a saúde da população, reduzindo a presença de áreas verdes que exercem papel fundamental na regulação térmica e na melhoria da qualidade do ar”, complementa Denício. 

Se o projeto for admitido na CCJ, deverá passar por dois turnos de votação em Plenário antes de ser enviado para análise do Executivo.

Fonte: Agência Câmara Goiânia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo