Comemorando 70 anos, Piracanjuba conquista 1º selo GPTW, como um excelente lugar para trabalhar

Com aprovação de mais de 70% dos colaboradores que participaram da pesquisa de clima organizacional, companhia é reconhecida pelo excelente ambiente de trabalho.
Empresa também recebeu o selo de Saúde Mental com duas estrelas, refletindo um índice de bem-estar emocional acima da média.
No ano em que sua principal marca, a Piracanjuba, completa 70 anos, o Grupo Piracanjuba comemora duas novas conquistas: a certificação Great Place to Work (GPTW) 2025 como um excelente lugar para trabalhar e o selo de Saúde Mental com duas estrelas, pelo índice de bem-estar emocional acima da média. A companhia obteve esses reconhecimentos após a primeira pesquisa de clima aplicada por meio da consultoria global GPTW.
“A certificação GPTW vem coroar as práticas da empresa voltadas para o cuidado e valorização do nosso ativo principal: as pessoas. Por aqui, priorizamos a oferta de um ambiente de trabalho acolhedor, com atitudes responsáveis e inovadoras, e ações de desenvolvimento e reconhecimento profissional. A credibilidade conquistada ao longo dessas sete décadas é um reflexo desse compromisso”, destaca o presidente do Grupo Piracanjuba, Luiz Claudio Lorenzo.
Com unidades fabris em oito estados brasileiros, do Sul ao Nordeste do país, o Grupo Piracanjuba reúne mais de 4 mil colaboradores, nas mais diversas áreas de atuação. Entre aqueles que responderam a pesquisa de clima GPTW, 71% reconheceram a companhia como um ótimo lugar para trabalhar.
“Esse resultado reflete tudo que a companhia tem feito no intuito de cuidar das pessoas, de ter um ambiente agradável e satisfatório para trabalhar, incluindo as variadas iniciativas de desenvolvimento contínuo do time”, destaca o diretor de Gente e Gestão, Edilson Vieira dos Anjos.
Conforme apontado pela pesquisa, no Grupo Piracanjuba, os colaboradores são motivados pelo aprendizado e alcance de resultados coletivos. Além disso, o crescimento, desenvolvimento e qualidade de vida, são os principais motivos de permanência na empresa.

Ações nesse sentido são as mais variadas. Exemplo recente é a Universidade Grupo Piracanjuba. A estrutura de educação corporativa foi criada este ano, passando a abrigar todos os programas de desenvolvimento da companhia, sejam técnicos, comportamentais, ou de lideranças.
Entre as iniciativas que já estavam em curso e passaram a ser abrigadas pela universidade corporativa estão o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), focado na preparação de gestores alinhados à cultura organizacional, e o Programa Instruir que, desde 2007, viabiliza auxílio financeiro para formação em cursos técnicos, superiores e/ou de qualificação profissional.
No quesito atração de talentos, o Grupo Piracanjuba também tem alcançado reconhecimento no mercado, especialmente a partir da implementação do Programa de Estágio, em 2023. Ano passado, a iniciativa conquistou o primeiro lugar em duas premiações: da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Goiás (ABRH-GO), e do Prêmio IEL de Talentos, na categoria Empresa Inovadora para grandes empresas. Também em 2024, registrou um percentual de 50% de efetivação dos estagiários.
Em outra frente, para reconhecer e valorizar aqueles profissionais que há mais de cinco anos contribuem na construção da história da companhia, ano passado foi criado o programa ReconheSER. “Celebrar o tempo de casa é reconhecer a entrega, o talento e o comprometimento das pessoas que fazem o Grupo Piracanjuba ser o que é”, ressalta Edilson.
Saúde emocional
Em sua primeira pesquisa de clima realizada via GPTW, o Grupo Piracanjuba também se destacou no índice de bem-estar emocional, alcançando nota 83, ante nota média de 81, das “Top 175 Empresas”. Com o resultado, a companhia conquistou o selo de Saúde Mental (Great People Mental Health), com duas estrelas.
Conforme dados da consultoria global, o índice de bem-estar emocional é uma métrica que se ancora em neurociência. A quantificação do estado emocional dos times ocorre a partir de comentários abertos, que são analisados por um algoritmo de inteligência artificial com curadoria de especialistas.
O resultado retrata as percepções e sentimentos dos colaboradores dentro da organização e reflete o nível de desenvolvimento emocional das pessoas olhando para elas de maneira integral. Ou seja, é uma certificação que não está relacionada unicamente às práticas de saúde mental que a empresa possui, apesar dessas ações também gerarem impacto.
“Ter um time com elevado índice de bem-estar emocional, para além de uma conquista de selo, evidencia que o propósito do Grupo Piracanjuba, ‘Cuidado que alimenta a vida’, não se prende ao discurso, mas é vivenciado por quem diariamente dá continuidade a essa história de sucesso iniciada em 1955: os colaboradores. São várias gerações profissionais que, juntas, fazem o negócio prosperar e nos motiva a entregar sempre o melhor, dentro e fora da empresa”, cita Luiz Claudio.
Hoje, entre os benefícios oferecidos pelo Grupo na área de bem-estar e saúde para os colaboradores, além de plano de saúde, estão consultas psicológicas gratuitas, via plataforma Wellz, e convênio com o Welhub, antigo Gympass, que possibilita práticas de atividades físicas, relaxamento e adoção de hábitos saudáveis.
A relação completa de benefícios e vagas abertas na companhia podem ser conferidas na página do Grupo Piracanjuba na Gupy.
Sobre a Piracanjuba
Desde 1955, quando nascemos no interior de Goiás, somos movidos por fazer o melhor para as famílias brasileiras e por alimentar a vida, transformando o viver em viver bem.
Em 2025, celebramos 70 anos de história. Nossa jornada começou com um único produto, a manteiga, e hoje contamos com um portfólio de mais de 100 itens. Segundo a pesquisa Kantar (Ranking Brand Footprint) divulgada em 2025, somos a 7ª marca mais escolhida pelos lares brasileiros.
Ao longo dos anos, conquistamos a confiança dos consumidores e nos tornamos referência em inovação. Fomos pioneiros ao lançar, em 2012, o primeiro leite UHT zero lactose do mercado. Em 2021, expandimos nosso portfólio para a nutrição infantil com a linha Excellence, e, em 2022, trouxemos mais uma novidade: o primeiro leite A2 de caixinha.
Porque Piracanjuba é para sua mesa, para seu dia, para sua vida!
Somos uma marca que nasceu e cresceu no Brasil, presente em cada cantinho do país, carregando o jeito brasileiro inconfundível de trazer todo mundo para perto, de transformar o café da tarde em um evento, de temperar cada momento com uma dose de leveza e alto astral. De deixar tudo mais gostoso – no nosso ritmo e do nosso jeito.
Fonte: Grupo Piracanjuba