Entretenimento

Confira as fantasias que as rainhas vão usar nos desfiles do Rio

Viralizou, nesta terça-feira (14), nos apps de mensagens, o “livro abre-alas”, onde as escolas de samba apresentam aos jurados tudo o que será mostrado na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, no Carnaval de 2023. Entre alas, alegorias e defesas das pesquisas, o livro expõe os croquis de alguns figurinos e explica o que cada componente vai representar na avenida.

Paolla Oliveira

Na Grande Rio, a atriz Paolla Oliveira será o “Peito de Aço, Coração de Sabiá”, a fantasia representa o metal ligado ao orixá Ogum, de quem o cantor Zeca Pagodinho, o homenageado da agremiação, é devoto.

“Ogum, divindade tão cultuada por Zeca Pagodinho, é o Orixá detentor dos saberes das forjas e dos segredos dos metais, aquele cuja sapiência tecnológica legou ao mundo um sem-fim de inovações. Nas baterias de blocos e escolas de samba, os metais dão contornos e sons aos instrumentos de percussão manipulados pelos ritmistas, de modo que a sonoridade sambista depende dessa memória que nos leva, axé!, aos terreiros.

A fantasia da Rainha de Bateria evoca esse universo metálico, simbolizando, ainda, a ideia de que Maria Padilha, célebre pomba-gira, tem “peito de aço e coração de sabiá”. Em meio aos “amores passarinheiros” de Zeca, Paolla Oliveira veste a força observável no altar móvel que acompanha Pagodinho em todos os seus shows. E saúda, ainda, a irmandade de Ogum e Oxóssi, santos já homenageados por Bafo da Onça e Cacique de Ramos”. O croqui de Paolla Oliveira foi o único não incluso no livro da Grande Rio.

Sabrina Sato

Com um enredo que lembra as festas populares e religiosas, a Vila Isabel terá mais uma vez na avenida o charme de Sabrina Sato. Neste ano, ela representará as “Flores” que enfeitam as festas juninas.

“A Flor da Festa: as festas juninas levantam a Sapucaí com a alegria contagiante da Rainha de Bateria! Ela traz a beleza das flores que enfeitam os arraiais do Brasil, dando aos festejos um colorido todo especial! Ô, balancê!”

Viviane Araújo

Rainha veterana no Salgueiro, em 2023, Viviane Araújo será a “Gladiadora”.

“No campo de batalha, a gladiadora está sempre pronta para o combate. Conta com a confiança dos generais para empreender sua força e habilidades contra os adversários. Os anos de preparo e dedicação colocam seu corpo em perfeita sintonia com a marcha da guerra, o ritmo das tropas. Reina absoluta na linha de frente, uma demonstração direta da força e potência do seu exército”.

Lexa

Lexa Com o enredo que homenageia a Baía de Todos Os Santos, na Bahia, a cantora Lexa, Rainha de bateria da Unidos da Tijuca, será a “Sereia” na Sapucaí.

“Foi pelo canto da sereia, que o marinheiro se encantou com o mar. Salve a rainha do amor! Saravá a marujada!”, explicou a sinopse.

Erika Januzza

Na Viradouro, por sua vez, a atriz Erika Januzza representa “Afecto”, nome dado aos espíritos que incorporavam em Rosa Maria Egipcíaca, a primeira escritora negra, que será o enredo da escola.

“A rainha da bateira ‘Furacão’ desfila como as atribulações espirituais de Rosa. Em visões e êxtases, a courana sentia vozes de almas que a perturbavam, a quem deu o nome de “Afecto”. Tratava-se de uma descarga afetiva de energia sentida por Rosa em suas constantes manifestações espirituais”.

Darlin Ferrattry

A empresária Darlin Ferrattry, mãe da cantora Lexa, será o “Esplendor Imperial”, no Império Serrano, onde reina pelo segundo ano consecutivo.

Ao lado dela, como princesa da bateria está a segunda filha, Wenny Isa, princesa da Sinfônica e rainha da Unidos de Bangu, na Série Ouro. Na Serrinha, a fantasia da jovem será “Verde Esperança”. As duas fantasias simbolizam o próprio Império Serrano, escola do coração do sambista Arlindo Cruz, que será homenageado pela agremiação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo