Coração do sistema elétrico da Equatorial Goiás: Centro de Operações Integradas monitora rede elétrica 24 horas por dia

Companhia detalha como funciona o monitoramento contínuo do sistema elétrico, que garante mais agilidade na resposta a ocorrências
O Centro de Operações Integradas (COI), localizado no município de Goiânia, na sede da Equatorial Goiás, é onde toda a operação da distribuidora é monitorada em tempo real, 24 horas por dia. Por meio de um sistema tecnológico e moderno, as equipes atuam desde a logística das ocorrências em campo até a execução de manobras telecomandadas.
Por exemplo, com apenas um comando feito no computador, é possível religar a energia e transferir a carga para outro ponto, mesmo que este esteja a quilômetros do local afetado. Desta forma, um cliente que poderia ficar horas sem fornecimento de energia elétrica é restabelecido em poucos segundo
Manobras à distância
Por meio de manobras telecomandadas, a Equatorial Goiás consegue operar, à distância, equipamentos do sistema elétrico em todo o Estado. Esse recurso permite identificar rapidamente o trecho com defeito responsável pela interrupção no fornecimento e, de forma imediata, restabelecer a energia para os clientes que estão em áreas não afetadas. “Com a automação inteligente, que minimiza os riscos de falhas, garantimos maior continuidade e estabilidade na rede elétrica. Essa evolução se reflete diretamente no aumento da confiança dos clientes”, destaca o executivo de operação da Equatorial Goiás, Derivan Oliveira. A agilidade nesse tipo de operação contribui para reduzir o impacto das ocorrências e reforça a eficiência do atendimento prestado pela distribuidora.
O operador do sistema verifica em uma tela todas as redes e, através de um “sinal sonoro” ou através de um aviso no monitor, ele sabe onde está acontecendo o problema e quantos clientes são afetados por ele. Com isso, rapidamente ele inicia as manobras. Quando o sistema não aceita, é necessário enviar uma equipe para o ponto com defeito. O executivo do COI lembra que alguns clientes, mesmo após as manobras, podem ficar sem energia por algum outro problema, como, por exemplo, galhos de árvores que são arremessados contra a rede durante os temporais, o que demanda o trabalho manual em campo. Do Centro de Operações Integradas é possível solicitar o envio de uma equipe especializada para identificar e resolver o problema o mais breve possível.
O grande destaque deste trabalho dentro da Equatorial Goiásé a comunicação entre os times em todas as regiões. Contatos diretos por meio da internet, rádio e satélite para que eles façam o diagnóstico do defeito rapidamente. Esse acompanhamento também é importante para entender o possível impacto das adversidades do clima na rede elétrica. Dentro do COI existe um sistema que emite alertas de raios, chuvas e ventos, e por meio dele são enviadas equipes ao local que pode ser afetado.
Para o gerente do Centro de Operações da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, o COI representa o coração do sistema elétrico da distribuidora. “Atuamos sete dias por semana, com equipes em regime de revezamento. O COI é estruturado em três frentes especializadas: ocorrências de alta tensão, média tensão e baixa tensão (Área Comercial). Todas elas trabalham de forma integrada para garantir o fornecimento de energia, eficiência das operações e cumprimento dos indicadores regulatórios”, destaca o gerente.
A operação funciona desta forma:
- Alta tensão: Realiza em tempo real o monitoramento das linhas e subestações por meio de um sistema moderno que aumenta a confiabilidade do sistema.
- Média tensão: Por meio de circuitos e tecnologia distribuem energia nos bairros e auxiliam na coordenação das equipes em campo para agilizar o atendimento.
- Baixa tensão (Área comercial): Os serviços solicitados pelos clientes, como ligações, cortes, religações e trocas de medidor, são acompanhados em tempo real para garantir o cumprimento dos prazos definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial