Coritiba vence Fluminense e embola ainda mais a luta contra o Z4 do Brasileirão
No encerramento da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Coritiba venceu o Fluminense por 2 a 0, na noite desta segunda-feira, no Couto Pereira, em Curitiba.
O resultado foi construído ainda no começo do jogo, com Robson (de pênalti) e o estreante Diogo Oliveira marcando aos 24 e 28 minutos, respectivamente.
A vitória do Coxa embolou ainda mais a briga contra o Z4 do Brasileirão. O time paranaense está sem perder há quatro jogo, foi a 14 pontos e está apenas um atrás do Goiás, o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
A diferença entre o Coritiba (18º) e o Santos (14º) é de apenas três pontos. América-MG e Vasco, com um jogo a menos, aparecem mais atrás na tabela.
O Fluminense, por sua vez, desperdiçou a chance de voltar a encostar no G4. Caso vencesse o Coritiba, o time de Fernando Diniz assumiria a quinta posição, com 28 pontos. Agora, para em 7º lugar, com 25.
Atuação de gala do Coxa
Vivendo o melhor momento no Brasileiro, sem perder há quatro partidas, o Coxa começou avassalador diante do Fluminense e com menos de 30 minutos já vencia o confronto por 2 a 0.
Primeiro, Felipe Melo cometeu pênalti em Robson e o próprio atacante bateu com precisão. Depois, Matheus Bianchi serviu o Diogo Oliveira para só empurrar paras as redes e ampliar ainda na primeira etapa.
A noite do experiente Felipe Melo foi para ser esquecida. Talvez seja uma das piores atuações do defensor com a camisa Tricolor. Primeiro, um pênalti infantil em cima de Robson, que deu vantagem ao Coxa.
Depois, levou um humilhante drible de Matheus Bianchi, que encontrou Diogo Oliveira para marcar o segundo do Coritiba. Tudo isso com menos de 30 minutos de partida.
Estreante nas redes
Desconhecido do futebol brasileiro, o atacante Diogo Oliveira precisou de apenas 27 minutos para dar seu cartão de visitas e marcar o primeiro gol com a camisa do Coritiba.
Aos 26 anos, Diogo estava no futebol mexicano, defendendo o Pumas, mas passou pelo Plaza Colônia-URU. No Brasil, defendeu Francana e Independente de Limeira, ambos do interior de São Paulo.
Reestreia no Fluminense
Não foi só o Coritiba que teve um estreante em campo. O Fluminense teve duas reestreias. Danielzinho e Yoni González voltaram a jogar pela equipe tricolor, após quatro anos. Os dois deixaram o Tricolor ao fim de 2019 e voltaram nesta janela.
Ambos já haviam trabalhado com Fernando Diniz naquele ano e ganharam destaque na equipe tricolor. Yoni, inclusive, foi o artilheiro na temporada 2018 com 17 gols marcados. Diogo Barbosa também fez o primeiro jogo pelo Flu.
FICHA TÉCNICA
Coritiba 2×0 Fluminense
Coritiba: Gabriel; Natanael, Kuscevic, Henrique e Jamerson; Bruno Gomes, Matheus Bianchi (Fransérgio), Andrey (Kaio César) e Marcelino Moreno (Diogo Batista); Robson (Victor Luiz) e Diogo Oliveira (Rodrigo Pinho). Técnico: Thiago Kosloski.
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Leo Fernández) e Diogo Barbosa (Daniel); André, Lima, Paulo Henrique Ganso (John Kennedy) e Árias (Yoni González); Keno (Isaac) e Lelê. Técnico: Fernando Diniz.
Gols: Robson (23 min 1ºT), Diogo Oliveira (27 min 1ºT), para o Coritiba.
Cartões amarelos: Robson, Bruno Viana (CTB); André (FLU).
Motivo: Jogo válido pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 24 de julho de 2023 (segunda-feira), às 19h (de Brasília).
Local: Couto Pereira, Curitiba, Paraná.
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP).
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Evandro de Melo Lima (SP).
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto (SP).