Coronel Adailton: impulsionando e valorizando o turismo goiano
Depois de realizar um trabalho da melhor qualidade na legislatura passada, especialmente à frente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Coronel Adailton (PTRB) iniciou a 20ª Legislatura com força total. Nessa quinta-feira, 16, realizou uma reunião, no Salão Nobre da Casa de Leis, para apresentar o plano de ação da Comissão de Turismo para essa nova gestão.
Com o tema: “Turismo e Mesa Patrimonial”, o evento reuniu alguns deputados titulares do referido colegiado, aos exemplos de Cristiano Galindo (SD), Alessandro Moreira (Progressistas), Rosangela Rezende (Agir) e Bia Lima (PT), além do próprio presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB). Um grande número de autoridades participou do evento, representando, praticamente, todos os segmentos oficais do turismo em Goiás.
Registramos as presenças da prefeita de Alvorada do Norte, Iolanda Moreira; do prefeito da cidade de Goiás, Anderson Gouveia; do prefeito de Quirinópolis, Lourenção; e ainda do prefeito de Santa Rita do Araguaia, Carlos Tadeu. Também estiveram presentes as vice-prefeitas de Goiás, Zilda Lôbo e de Quirinópolis, Maria da Costa.
Do meio empresarial compareceram o gerente de qualificação Fernando Magalhães, representando o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; o presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio, Ricardo Rodrigues; a gestora estadual de Turismo do Sebrae-GO, Priscila Vilarinho; e o presidente do Comitê Pró Desenvolvimento Turístico e Cultural de Niquelândia, Ana Mathilde.
Ao fazer uso da palavra, o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto, parabenizou o deputado Coronel Adailton pelo trabalho realizado durante a última Legislatura, quando também esteve à frente da Comissão de Turismo. Peixoto destacou que afora a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Tributação e Finanças, a Comissão de Turismo, presidida por Adailton, foi a que mais produziu na Casa, podendo contribuir muito com o crescimento do estado nesse setor.
“Sabemos que no mundo o que gera emprego é o turismo, e precisamos valorizar esse setor para desenvolver todo o potencial das cidades turísticas de Goiás. Para colaborar com isto, quero anunciar que vamos produzir e estrear, no próximo dia 15 de março, um programa na TV Alego para mostrar as belezas do estado de Goiás”, revelou o novo presidente da Alego.
O presidente da Comissão de Turismo agradeceu a presença de todos e afirmou que precisa de uma parceria com a imprensa para divulgar os vários produtos goianos que foram transformados em patrimônio cultural e imaterial de Goiás. Também quero divulgar que, “no último ano, o turismo em Goiás teve um crescimento de 17%, isso mostra a força de Goiás e a força do turismo goiano”, ressaltou o deputado Coronel Adailton.
Para o evento foi montada uma grande mesa com várias delícias da culinária goiana que reconhecidamente se tornaram Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás, a partir de proposituras dos parlamentares da Casa, sendo elas: o doce alfenim, os biscoitos Josefina da capina do largo de Santa Efigênia, o pastelinho de Goiás, o pit dog, a marmelada de Santa Luzia, o empadão goiano, a pamonha, a chica doida, a cabacinha de Santa Rita, entre outras guloseimas.
Durante o evento, o tambor ressoou com a chegada dos representantes dos festejos das congadas de Santa Efigênia, do município de Niquelândia, que manifestaram suas tradições ao lado dos farricocos da cidade de Goiás, e ainda, do representante da Festa do Divino Espírito Santo de Cristalina, sendo esta última a ser realizada entre os dias 19 e 28 de maio desse ano. Todas estas figuras que fortalecem a cultura goiana
Para o presidente da Comissão de Turismo da Alego, tornar lei, os saberes e fazeres tradicionais como Patrimônio Cultural e Imaterial, é importante porque torna possível o acesso a ganhos, como a disseminação da história como forma de perpetuação do ofício para gerações futuras. “Os benefícios são amplos e quando se apropria deles, muito se pode construir, pois se tornam produtos competitivos, mostram identidade e favorecem a construção de rotas turísticas, despertando nas pessoas o interesse em visitar”, conclui Adailton.
João Nascimento, jornalista