Dezenas de hipopótamos presos na lama devido à seca em Botsuana
Imagens impressionantes capturadas no local mostram a situação angustiante, com dezenas de animais encurralados lado a lado na lama. Segundo o Daily Mail, os hipopótamos ficaram presos enquanto tentavam se refrescar e evitar queimaduras solares, com o aumento das temperaturas e a evaporação da umidade do solo.
“Os sistemas fluviais estão secando e os animais estão em perigo”, explicou Lesego Moseki, porta-voz do Departamento de Vida Selvagem e Parques Nacionais (DWNP) em Gaborone.
A situação é atribuída ao El Niño, fenômeno que causa alterações significativas na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, resultando em grandes mudanças climáticas.
“O hipopótamo de Namiland depende da água do delta do Okavango”, afirmou, acrescentando que ainda não se estabeleceu o número de animais que morreram devido à seca.
No norte de Botsuana, perto do extensa área úmida do delta do Okavango, a seca do rio Thamalakane obrigou manadas de hipopótamos a irem para reservas naturais de água perto da cidade turística de Maun, de onde sai a maioria dos turistas em safáris nos grandes parques de animais do país.
Os hipopótamos com pele grossa, mas sensível, precisam tomar banho regularmente para evitar queimaduras solares e costumam viver em zonas úmidas.
As imagens foram registradas em 25 de abril em um canal próximo à vila de Nxaraga, no Delta do Cubango.
Botsuana possui uma das maiores populações de hipopótamos do mundo que vivem na natureza, estimada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) entre 2.000 e 4.000 espécies.