Estátua de Cristo Protetor no RS, superou o Redentor no RJ em tamanho e virou símbolo de fé

O Cristo Protetor foi concluído em 2022 e está localizado na cidade de Encantado (RS) – Foto: Divulgação/Complexo Cristo Protetor
A estátua de Jesus Cristo mais alta do mundo está localizado na cidade de Encantado, no interior do Rio Grande do Sul. Neste domingo (6) foi a inauguração do Complexo do Cristo Protetor de Encantado. O local conta com uma capela, espaços de reflexão e praça de alimentação, além de estrutura para passeio e visitação.
Inaugurada em 2022, a estátua batizada de Cristo Protetor tem 43,5 metros, incluindo a base, e supera o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em 5,5 metros. Mais do que o tamanho, o que chama atenção é o que ela representa para a cidade: um símbolo de fé, esperança e reconstrução coletiva.
O município, com pouco mais de 22 mil habitantes, foi atingido por duas grandes enchentes em 2023 e 2024. Muitas famílias ainda vivem em estruturas provisórias. A imagem gigante de braços abertos agora vigia do alto uma cidade que tenta se reerguer.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/N/Q/KuuyFcT9CV7Y19QciEAA/captura-de-tela-2025-04-06-213331.png)
Cristo Protetor, no RS, é a maior estátua de representação de Jesus do Brasil – Foto: Reprodução/TV Globo
Sonho coletivo
A ideia de construir o monumento parte de um padre, ainda em 2015. Padre João Granzotto queria marcar a fé da cidade e atrair desenvolvimento. Quatro anos depois, nasce a Associação dos Amigos de Cristo de Encantado, criada para arrecadar os fundos e tirar o plano do papel.
“Aqui não tem dinheiro público. São várias mãos que vieram contribuir”, diz Robison Gonzatti, presidente da associação.
Foi o caso da cuidadora Lurdes Cofferi, que fez uma promessa:
“Eu disse que quando o Cristo ficasse pronto, eu ia doar 50 reais. Não é muito, mas no começo, qualquer vinde ajudava. É uma obra de fé. É o mínimo que eu podia fazer.”
O artista responsável pelo Cristo
O responsável por erguer o monumento é o mestre de obras Artur Lopes de Souza, que já estava aposentado. Ele aceita o desafio mesmo sem experiência com obras artísticas.
“Eu só trabalhava com pontes, usinas hidrelétricas. Nunca com esculturas. Mas era pra cidade, era comunitário. Vi que era um projeto enorme e aceitei. Peguei os projetos, estudei e voltei pro batente.”
A escultura é feita pelo artista plástico Genésio Moura, conhecido por outros Cristos no Brasil. Mas, durante a obra, ele enfrentou um problema de saúde. Quem assume é o filho, o escultor Markus Moura:
“Meu pai me passou o bastão. Disse: ‘Confio em você. Eu fico aqui no hospital te dando as dias”, contou Markus.
O processo levou anos e enfrentou atrasos por causa da pandemia. Um dos momentos mais difíceis é erguer os braços e a cabeça do Cristo, em 2021.
Um pedaço da mão do Cristo foi abençoada pelo papa Francisco. A estátua também ganhou uma música própria, interpretada pela dupla César Menotti & Fabiano.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/T/c/YagTBwTPWlLLGgwCWU0g/captura-de-tela-2025-04-06-213211.png)
Papa Francisco abençoa pedaço do Cristo Protetor, de Encantado – Foto: Reprodução/Instagram
Dona Romilda, 103 anos, sobe até o topo
A cerimônia de inauguração teve um momento especial. Dona Romilda Santim Chaves, de 103 anos, moradora mais velha da cidade, foi uma das primeiras a subir no mirante da estátua.
“Trabalhei a vida inteira. Casei com 20 anos, tive sete filhos. Nunca tive tristeza”, conta. “É bonito demais.Emocionante. É até pecado morrer”.
A realidade dos habitantes
Do alto do morro, a imagem do Cristo domina a paisagem. Mas, ao pé da estátua, a vida ainda é difícil. Famílias desalojadas pelas enchentes moram em casas provisórias pequenas e quentes, semelhantes a contêineres.
“Quando faz calor, é insuportável. O corpo de bombeiros até vem jogar água pra refrescar, mas não adianta muito. A gente tenta se distrair, brincar, pra esquecer um pouco do que aconteceu”, diz Izolde Fontana, empregada doméstica.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/c/6/XJEWDASVA9MfZO3JqyTA/captura-de-tela-2025-04-06-212646.png)
Moradias improvisadas recebem famílias afetadas pelas enchentes no RS – Foto: Reprodução/TV Globo
Algumas famílias já conseguiram o auxílio de R$ 200 mil do governo federal para recomeçar. Outras seguem esperando. O governo do estado promete iniciar as mudanças para moradias definitivas a partir de maio.
“É o que nos resta agora: ter esperança de sair daqui logo. Mas pelo menos estamos vivos, né? E o Cristo tá lá olhando pela gente”, diz Benhur Chaves, aposentado.
Entrada gratuita para moradores
Segundo a organização, o monumento foi construído através de “doações e arrecadações com a colaboração espontânea da comunidade”, sem uso de verba pública. Para visitar o complexo, o visitante precisa comprar um ingresso no valor de R$ 30,00, sendo que quem tem mais de 60 anos ou é morador de Encantado, paga metade; e crianças de até 12 anos não pagam.
A visitação é de terça a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h. A inauguração do Cristo Protetor movimenta a cidade. Até o dia 21 de abril, moradores de Encantado podem visitar o monumento de graça, com apresentação de comprovante de residência.